terça-feira, 15 de agosto de 2017

Missas de Nossa Senhora: Maria, fonte da salvação

31. Bem-aventurada Virgem Maria, fonte da salvação
(Para o Tempo Comum)

Introdução
São diversos os textos, tanto da tradição oriental quanto da tradição ocidental, que louvam Maria com o título de “fonte”: fonte de água viva, fonte de amor, fonte de graça, fonte de misericórdia, fonte de salvação. Muitos são também os santuários marianos que possuem junto a si uma fonte de água à qual os fiéis acorrem (basta citar o Santuário de Lourdes, na França).
As orações desta Missa (tomadas em parte do Próprio da Diocese de Cartagena) celebram antes de mais a Jesus Cristo, fonte de nossa salvação: Ele é o templo do qual brota a água da vida (Ez 47,1-2; Jo 7,37; Jo 19,33). Maria é chamada “fonte de salvação” pois “ela concebeu de modo inefável o Verbo encarnado, Jesus Cristo, fonte da água viva” (Prefácio). Como afirma a Coleta, celebramos “a Virgem santíssima, pela qual nos abristes a fonte da salvação, Jesus Cristo”. Maria não é a fonte da salvação, a fonte é Jesus Cristo: mas através de Maria temos acesso a esta fonte.
Maria também é celebrada como imagem da Igreja, sacramento universal de salvação. Como afirma o Prefácio, “a Igreja oferece a todos os fiéis a fonte de salvação, que brota do lado de Cristo, fonte que conserva fecunda e pura nos sacramentos”.
Por fim, aparece também a constante menção ao Espírito Santo, cuja efusão sobre Maria e sobre a Igreja é simbolizada na imagem da efusão das águas.

Antífona de entrada (Is 44,3-4)
Derramarei água sobre a terra sedenta,
e meu Espírito sobre a tua posteridade,
minha bênção sobre o teu povo
e crescerão como plantas junto às torrentes das águas.

Ou (Sl 4,5-6):
As águas do rio alegram a cidade de Deus,
a mais santa das moradas do Altíssimo.
Deus está no meio dela e a torna inabalável.

Oração do dia
Senhor, Pai santo, ao celebrarmos com alegria a memória da Virgem santíssima, pela qual nos abristes a fonte da salvação, Jesus Cristo, vosso Filho, humildemente vos pedimos que, bebendo sempre nesta fonte da vida, produzamos frutos abundantes do Espírito Santo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração sobre as oferendas*
Convertei, Senhor, em sacramento de salvação os dons que trazemos com alegria ao vosso altar ao celebrarmos a memória da gloriosa Virgem Maria, por cuja intercessão, como maravilhoso sinal, vosso Filho transformou a abundância de água em vinho. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio
Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-vos graças, sempre e em toda a parte, e exaltar a vossa infinita bondade, ao celebrarmos a memória da Virgem Maria.
Pela virtude do Espírito Santo, ela concebeu de modo inefável o vosso Verbo encarnado, Jesus Cristo, fonte da água viva, na qual todos os homens saciam a sua sede de comunhão e caridade. Também a Igreja oferece a todos os fiéis a fonte de salvação, que brota do lado de Cristo, fonte que conserva fecunda e pura nos sacramentos, para que nela recebam o Espírito Santo e encontrem a Cristo Salvador.
Por Ele, com a multidão dos anjos que adoram a vossa majestade e se alegram na vossa presença, proclamamos a vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:

Antífona de Comunhão (Jo 7,37)
Se alguém tem sede, venha a mim,
e beba quem acredita em mim, diz o Senhor.

Ou (Is 55,1):
Todos vós que tendes sede, vinde à nascente das águas.
Todos vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei.
Comprai, sem despesa e sem dinheiro, vinho e leite.

Oração após a Comunhão*
Senhor, que nos fizestes participar na vossa mesa celeste, bebendo com alegria nas fontes do Salvador, concedei-nos que, celebrando a memória da Virgem Maria, o sacramento recebido seja para nós uma nascente que jorra para a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Leitura: Ez 47,1-2.8-9.12 (“A água corria do lado direito do Templo”)
Salmo: Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R: v. 3)
Evangelho: Jo 19,25-37 (“Um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água”)

Ou:
Leitura: Ct 4,6-7.9.12-15 (“A fonte dos jardins é como um manancial de água corrente”)
Salmo: Jt 13,18bcde.19 (R: v. 9b)
Evangelho: Jo 7,37-39a (“Se alguém tem sede, venha a mim e beba”)

*Nas orações sobre as oferendas e após a Comunhão a Coletânea apresenta a conclusão “Por nosso Senhor Jesus Cristo...”. Porém, esta conclusão é própria das coletas. Aqui o correto é utilizar “Por Cristo, nosso Senhor”, como indica a IGMR, nn. 77 e 89.


Fonte:
Lecionário para Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 125-130.
Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 167-170.

Nenhum comentário:

Postar um comentário