sábado, 12 de agosto de 2017

Músicas para a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida

No dia 12 de outubro de 2017 a Igreja no Brasil celebra os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, concluindo a celebração do Ano Mariano Nacional.

Para esta ocasião, a Paulinas-COMEP (Comunicação Musical Editora Paulinas) e o Santuário Nacional de Aparecida lançaram um CD com as músicas para a Missa da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida.

O CD, intitulado “Glorifica minha alma ao Senhor - Missa Oficial Jubilar” apresenta 13 músicas litúrgicas para as diversas partes da Missa e três cantos devocionais a Nossa Senhora Aparecida, compostos pela Ir. Miria Kolling, que infelizmente faleceu no dia 05 de maio de 2017.


Os cantos apresentados no CD não são exclusivos da celebração dos 300 anos, podendo ser entoados nas demais celebrações em honra da Virgem Maria. Recomendamos vivamente que as comunidades aprendam estes cantos, de elevada qualidade musical e perfeitamente adequados ao espírito da Liturgia, a fim de que nossas celebrações em honra da Senhora Aparecida sejam uma autêntica expressão de fé e amor.

A Paulinas-COMEP publicou os áudios de todas as faixas do CD em sua conta no Youtube, bem como disponibiliza o caderno de partituras em seu site (pode ser baixado aqui). Isto não isenta porém de adquirir o CD.

1. Canto de entrada: “Com grande alegria”
O refrão é a antífona de entrada da celebração (Is 61,10) e as estrofes são inspiradas no cântico da Virgem Maria, o Magnificat (Lc 1,46-55), e em alguns salmos


2. Ato Penitencial:
É uma versão do “Kyrie com tropos” (“Senhor, tende piedade” acompanhado de invocações)


3. Glória:
Trata-se do texto proposto pelo Missal, tomando a primeira frase como refrão.


4. Salmo responsorial:
Sl 44, conforme proposto no Lecionário.


5. Aclamação ao Evangelho:
Aleluia e versículo do dia, conforme proposto no Lecionário.



6. Resposta das Preces:
Apresenta-se uma sugestão de resposta para as preces. Pode ser substituída por outra resposta adequada, usando a mesma melodia.


7. Apresentação das oferendas: “Virgem oferente”
Composição original da Ir. Miria.


8. Santo:
Conforme proposto no Missal.


9. Aclamação memorial (“Eis o mistério da fé” e sua resposta):
Conforme proposta no Missal (“Anunciamos Senhor a vossa morte...”).


10. Respostas da Oração Eucarística:
Propõe-se uma melodia para as respostas da Oração Eucarística II, mas que pode ser usada igualmente para demais Orações (Sendo o dia 12 de outubro uma solenidade, são mais indicadas as Orações Eucarísticas I ou III).


11. Resposta da Doxologia:
Sugestão de melodia para o “grande Amém” que conclui a Oração Eucarística.


12. Cordeiro de Deus:
Conforme proposto no Missal.


13. Comunhão: “Magnificat
Versão adaptada do Magnificat (Lc 1,46-55).


Os últimos três cantos são de caráter devocional, podendo ser entoados como canto final da celebração, acompanhando a procissão de saída, ou em momentos devocionais em honra da Senhora Aparecida (fora da Missa):

14. Nossa Senhora Aparecida
O texto é um trecho da homilia de São João Paulo II em Aparecida (04 de julho de 1980). Música indicada apenas para o Santuário Nacional ou eventuais Santuários Diocesanos de Nossa Senhora Aparecida, dada a referência explícita ao templo: “Abençoai este vosso Santuário”.


15. Na casa da Mãe Aparecida
Texto inspirado na homilia do Papa Francisco em Aparecida (24 de julho de 2013). Indicado para o Santuário Nacional ou para as igrejas que têm a Senhora Aparecida por padroeira, dada a referência à “sua casa”.


16. Virgem Aparecida, querida. Amém!
Composição original da Ir. Miria.



Foi publicado também um vídeo com todas as músicas do CD:


Não esqueça de acessar o Caderno de Partituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário