No dia 11 de maio de 2023 o Papa Francisco participou de um momento de oração na Capela Redemptoris Mater do Palácio Apostólico com o Papa Tawadros II de Alexandria, Patriarca da Igreja Ortodoxa Copta.
O encontro dos dois hierarcas marca os 50 anos da visita do Papa Shenouda III ao Papa Paulo VI em maio de 1973, quando ambos assinaram uma importante declaração conjunta, e os 10 anos da primeira visita de Tawadros a Francisco em 2013. Este retribuiria a visita em 2017, durante sua Viagem Apostólica ao Egito.
Com cerca de 16 milhões de fiéis, a Igreja Ortodoxa Copta é a maior das Igrejas Ortodoxas Orientais ou Pré-Calcedonianas.
Antes do momento de oração, Tawadros presenteou o Papa Francisco com relíquias dos 21 mártires coptas martirizados pelo Estado Islâmico na Líbia em 2015. O Papa anunciou então que estes cristãos serão inseridos no Martirológio Romano, livro que reúne o elenco de todos os santos e beatos venerados pela Igreja. Sua comemoração certamente será estabelecida no dia da sua morte, 15 de fevereiro [1].
Em diversas ocasiões o Papa Francisco falou do “ecumenismo de sangue” que une cristãos de diferentes Igrejas. Já durante o Grande Jubileu do Ano 2000, com efeito, o Papa João Paulo II celebrou as “Testemunhas da fé do século XX”, recordando cristãos de diferentes tradições.
Encontro do Papa Francisco com o Papa Tawadros |
Entrega das relíquias (Pedaços de vestes dos mártires manchadas com seu sangue) |
Oração ecumênica na Capela Redemptoris Mater |
O Papa Francisco agradece o Papa Tawadros |
Ícone copta dos 21 mártires da Líbia (2015) |
[1] O dia 15 de fevereiro no calendário gregoriano corresponde ao dia 08 de Meshir (ou Amshir) no calendário copta. Neste dia, que corresponde a 02 de fevereiro no calendário juliano, a Igreja Copta celebra também a Festa da Apresentação do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário