27. Bem-aventurada Virgem Maria, imagem e
Mãe da Igreja (III)
(Para o Tempo Comum)
Introdução
Este formulário
celebra a bondade de Deus, que ama tanto sua Igreja que lhe dá a Virgem Maria
como imagem profética de sua peregrinação na terra e de sua futura glória no
céu, como expressa a Constituição Sacrosanctum Concilium do Concílio Vaticano II, n. 103: “A santa Igreja
venera com especial amor, porque indissoluvelmente unida à obra de salvação do
seu Filho, a Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, (...) em quem contempla, qual imagem
puríssima, o que ela, toda ela, com alegria deseja e espera ser”.
A celebração
recorda uma série de títulos da Virgem Maria, através dos quais a Igreja
contempla seu próprio mistério e caminha rumo à perfeição:
a) Discípula fiel:
este título aparece de maneira implícita na Coleta, onde se pede que a Igreja
“fixando nela [em Maria] o seu olhar, siga fielmente a Cristo”;
b) Virgem
gloriosa pela integridade da fé (Prefácio): como Maria, a Igreja é chamada a “guardar
fidelidade total e pura ao seu Esposo” (Lumen Gentium, n. 64);
c)
Esposa (Prefácio): unida a Cristo em um vínculo indissolúvel de amor. “A
Igreja, meditando piedosamente na Virgem, (...) mais e mais se conforma com o
seu Esposo” (LG, n. 65).
d)
Mãe fecunda (Prefácio): à exemplo de Maria, também a Igreja é chamada a ser
mãe, pois, “pela fiel recepção da palavra de Deus, pela pregação e pelo Batismo,
gera, para vida nova e imortal, os filhos concebidos por ação do Espírito
Santo” (LG, n. 64);
e)
Rainha ornada com joias das virtudes (Prefácio): Por fim, a Igreja contempla em
Maria sua vocação, “o que ela, toda ela, com alegria deseja e espera ser” (SC,
n. 103).
Antífona de entrada
Salve, Santa
Maria, espelho sem mancha!
Em vós a Igreja
contempla a imagem puríssima de sua futura glória.
Oração do dia
Deus de poder e
bondade, que manifestais na Virgem Maria o mais excelso fruto da redenção,
fazendo-a refulgir como imagem puríssima da Igreja, concedei ao vosso povo
peregrino nesta terra que, fixando nela o seu olhar, siga fielmente a Cristo,
até chegar àquela plenitude da glória que, em Maria, alegra já contempla. Por
nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Oração sobre as oferendas
Fazei, Senhor,
que a oferenda consagrada ao vosso nome nos purifique totalmente e a Igreja se
conforme cada vez mais à imagem de Cristo, que ela já contempla e exalta em sua
Mãe. Por Cristo, nosso Senhor.
Prefácio
Senhor, Pai
santo, Deus eterno e onipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa
salvação dar-vos graças, sempre e em toda a parte, por Cristo, nosso Senhor;
Na vossa
infinita bondade, destes à Igreja, como imagem puríssima da dedicação materna e
da futura glória, a bem-aventurada Virgem Maria. Ela é a Virgem gloriosa pela
integridade da sua fé; é a Esposa, pelo vínculo indissolúvel do amor, unida à
Cristo e associada à sua Paixão; é a Mãe, fecunda pela virtude do Espírito
Santo e solícita pelo bem de todos os homens; é a Rainha, adornada com as joias
das virtudes, vestida de sol e coroada de estrelas, para sempre participante da
glória do seu Senhor.
Por isso, com a
multidão dos anjos, que adoram a vossa majestade e se alegram eternamente na
vossa presença, proclamamos a vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:
Antífona de Comunhão (Cf. Sb 7,26)
A Virgem Maria é
o esplendor da luz eterna,
espelho
puríssimo da atividade de Deus
e a imagem da
sua bondade.
Ou (Cf.
Lc 1,31):
Eis que
conceberás em teu seio e darás à luz um Filho,
e lhe porás o
nome de Jesus.
Oração após a Comunhão*
Concedei,
Senhor, à vossa Igreja que, fortalecida por este admirável sacramento, siga com
alegria os caminhos do Evangelho até chegar um dia à bem-aventurada visão da
paz, da qual já goza na terna glória a Virgem Maria, vossa humilde serva. Por
Cristo, nosso Senhor.
Leitura: Ap 21,1-5 (“Vi um novo céu e uma nova terra”)
Salmo: Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R: v. 6b)
Evangelho: Lc 1,26-38 (Anunciação)
* Na oração após a Comunhão a Coletânea
apresenta a conclusão “Por nosso Senhor Jesus Cristo...”. Porém, esta conclusão
é própria das coletas. Aqui o correto é utilizar “Por Cristo, nosso Senhor”,
como indica a IGMR, n. 89.
Fonte:
Lecionário para Missas de Nossa Senhora.
Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 112-114.
Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 147-150.
Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 147-150.
Nenhum comentário:
Postar um comentário