quarta-feira, 26 de julho de 2017

Missas de Nossa Senhora: Maria, Mãe do Senhor

19. Santa Maria, Mãe do Senhor
(Para o Tempo Comum)

Introdução
Dentre os títulos de Maria no Evangelho, um dos primeiros é o de “Mãe do Senhor”. Assim a saudou Isabel, movida pelo Espírito Santo (Lc 1,41): “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?” (Lc 1,42).
A Missa proposta aqui consta no Missal Romano (pp. 735-736), no Comum de Nossa Senhora para o Tempo Comum, formulário n. 3 (apenas com pequenas diferenças na tradução). O prefácio foi tomado do Próprio das Missas da Ordem da Bem-aventurada Virgem Maria das Mercês (Mercedários).
As orações celebram, de maneira bastante sóbria, o mistério da maternidade divina de Maria, ao mesmo tempo em que recordam sua maternidade para com a Igreja. Como afirma o Prefácio, ela “exerce a sua função materna na Igreja” por suas palavras, seu exemplo e suas preces.
Destaca-se também a leitura proposta, que recorda outro título de Maria: “arca da aliança”. A leitura complementa o Evangelho: Maria é verdadeiramente a “arca da nova aliança” que leva Jesus Cristo ao encontro de seu povo, representados aqui por Isabel e João Batista.

Antífona de entrada (Cf. Jt 13,23.25)
Bendita sois vós, ó Maria,
pelo Senhor Deus dos céus
entre todas as mulheres da terra.
Porque de tal modo engrandeceu o vosso nome
que todas as gerações cantarão os vossos louvores.

Oração do dia
Ao celebrarmos a memória gloriosa da santíssima Virgem Maria, Mãe do Senhor, vos pedimos, ó Deus, que por sua intercessão mereçamos participar nós também da plenitude da vossa graça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração sobre as oferendas
Ao celebrarmos com alegria a memória da Mãe do vosso Filho, nós vos apresentamos, Senhor, este sacrifício de ação de graças. Concedei-nos por esta admirável permuta de dons aumentem em nós os frutos da redenção eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio
Na verdade, ó Pai, Deus eterno e todo-poderoso, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória, em todo tempo e lugar.
Vós fizestes maravilhas na Mãe do vosso Filho e por ela não cessais de realizar em nós a salvação: porque Maria, por desígnio admirável da vossa providência, exerce a sua função materna na Igreja e é fiel despenseira da vossa graça; por suas palavras nos aconselhais, por seu exemplo nos atraís ao seguimento de Cristo e por suas preces nos perdoais.
Por isso, nós vos damos graças e, com a multidão dos anjos, proclamamos a vossa glória, dizendo (cantando) a uma só voz:

Antífona de Comunhão (cf. Lc 1,48)
Todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
porque Deus olhou para a sua humilde serva.

Oração após a Comunhão
Senhor, que nos alimentais com este sacramento celeste, ao celebrarmos a memória da bem-aventurada Virgem Maria, concedei-nos a graça de tomar parte no banquete do reino dos céus. Por Cristo, nosso Senhor.

Leitura: 1Cr 15,3-4.15-16; 16,1-2 (“A arca do Senhor”)
Salmo: Sl 131,11.13-14.17-18 (R: 11b)
Evangelho: Lc 1,39-47 (Visitação)


Fonte:
Lecionário para Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 82-84.
Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 115-117.

Nenhum comentário:

Postar um comentário