São João Crisóstomo
Sermão 46 sobre o Evangelho de São Mateus
Aos
prelados foi confiado o cuidado dos campos
O Reino dos Céus é semelhante a alguém que
semeou boa semente em seu campo. Porém, enquanto dormia, veio o inimigo e
semeou joio no meio do trigo e foi embora. Quando cresceu a erva e deu fruto,
então apareceu o joio...
Que diferença
existe entre esta parábola e a anterior [do semeador]? Que na anterior Ele fala
daqueles que não acolheram, dos que recusaram a semente; enquanto que nesta se
trata do grupo dos hereges. Narrou aquela primeiramente, para não perturbar aos
discípulos, uma vez que lhes tinha explicado porque falava aos outros em
parábolas. Na anterior dizia que Ele não era acolhido; nesta outra diz que
existem corruptores acolhidos juntamente com os discípulos. Porque é astúcia
própria do demônio sempre mesclar com a verdade o erro colorido com aparências
de verdade, de forma a conseguir por este meio facilmente enganar aos simples.
Por tal motivo, não nomeou outro tipo de sementes, mas somente o joio, que é
uma semente semelhante ao trigo.
Em seguida
indica o modo das ciladas dizendo: Enquanto
todos dormiam. Um abismo e perigo de não pouca importância aqui se propõe
aos prelados, aos quais foi confiado o cuidado do campo; porém, não somente
eles, mas também aos súditos. E se revela como o erro veio depois da verdade,
coisa que os acontecimentos confirmaram. Porque depois dos profetas chegam os
falsos profetas; depois dos apóstolos, os falsos apóstolos; depois de Cristo, o
anticristo. Porque se o diabo não vê algo para imitar ou alguns para quem armar
ciladas, nem as coloca e ignora completamente. No caso, como ele vê que uma
semente produziu cem por um, outra sessenta, outra trinta, ele joga por outro
caminho.
Não podendo
arrancar o que já se arraigou, nem sufocá-lo, nem queimá-lo, vale-se de outra
astúcia, e semeia em outros sua própria semente. Perguntarás: em que se
diferenciam estes homens que dormem daqueles que foram significados pelo caminho?
Em que nestes a semente foi arrancada logo, pois o diabo nem sequer a deixou
lançar raízes, enquanto que nos outros teve necessidade de um artifício maior.
Cristo disse isto para nos ensinar que é necessário vigiar sem interrupção.
Como se dissesse: “Mesmo que fujas daquele prejuízo, ainda resta outro. Como lá
o prejuízo veio pelo caminho, as pedras, os espinhos, assim aqui chega pelo
sono”. De maneira que se torna necessária uma vigília contínua. Por isto dizia:
Quem perseverar até o fim será salvo.
Algo parecido
aconteceu lá no começo. Porque muitos prelados, tendo deixado entrar na Igreja
os malvados hereges, deram amplo espaço a semelhantes ciladas. Porque não resta
nenhum trabalho para o demônio, uma vez que introduziu a semelhantes homens.
Perguntarás um meio para evitar o sono. Quanto ao sono natural, é impossível
evita-lo, mas o da vontade sim. Pelo qual dizia Paulo: Vigiai e permanecei firmes na fé. E demonstra que semelhante obra
do demônio é não somente má e prejudicial, mas também supérflua; posto que,
quando o campo já está cultivado e não necessita nenhum outro trabalho, então
vem o diabo para semear. É o que fazem os hereges, porque infiltram o seu
veneno unicamente por vanglória. E Cristo descreve exatamente toda a cena não
somente com estas palavras, mas também com as que seguem, pois diz: Uma vez que cresceu a erva e deu fruto,
então apareceu o joio. É o que fazem os hereges. A princípio se ocultam,
mas assim que adquirem maior confiança e facilidade para falar, então derramam
seu veneno.
Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp.
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