sexta-feira, 13 de maio de 2016

Homilia: Solenidade de Pentecostes

São João Crisóstomo
Sermão II sobre Pentecostes
A força do Espírito Santo

Amadíssimos: Nenhum discurso humano é capaz de dar a entender os grandiosos dons que no dia de hoje nos tem concedido nosso benigníssimo Deus. Por isso, alegremo-nos todos ao mesmo tempo, e louvemos a nosso Senhor transbordando de alegria. A festividade deste dia deve, de fato, reunir a todo o povo plenamente. Pois assim como na natureza as quatro estações so ano se sucedem umas às outras, assim também na Igreja do Senhor uma solenidade sucede a outra solenidade, transmitindo-nos continuamente as variadas facetas do mistério. Assim, recentemente celebramos a festa da Paixão, da Ressurreição, e, finalmente, a Ascensão de nosso Senhor aos céus; hoje, por último, chegamos ao mesmo cume dos bens, ao próprio fruto das promessas do Senhor.
Porque se eu me for, diz Ele, vos enviarei outro Paráclito, e não vos deixarei desamparados. Vede que inefável bondade! Faz poucos dias subiu ao céu, recebeu o trono real, recuperou sua sede à direita do Pai; e hoje faz descer sobre nós o Espírito Santo e, com ele, nos cumula de milhares de bens celestiais. Por que - pergunto - há alguma das muitas graças operadas pela nossa salvação, que não nos foi dispensada através do Espírito Santo?
Por ele somos libertados da escravidão, chamados á liberdade, elevados à adoção, somos - por assim dizer - plasmados novamente, e depomos a pesada e fétida carga de nossos pecados; graças ao Espírito Santo vemos os coros dos sacerdotes, temos o colégio dos doutores; desta fonte manam os dons da revelação e as graças de curar, e todos os demais carismas com os quais a Igreja de Deus costuma estar adornada emanam deste manancial. É o que Paulo proclama dizendo: Tudo isto é o mesmo e único Espírito que realiza, repartindo a cada um conforme ele quer. Conforme ele quer, diz, não como lhe é ordenado; repartindo, não repartido; por própria autoridade não sujeita a autoridade. Paulo, de fato, atribui ao Espírito Santo o mesmo poder que, segundo ele, tem o Pai.
E assim como o Pai diz: Deus é o que realiza tudo em todos, afirma igualmente do Espírito Santo: Tudo isto é o mesmo e único Espírito que realiza, repartindo a cada um conforme ele quer. Não observas sua plena potestade? Os que possuem idêntica natureza, é lógico que possuam idêntica potestade; e os que têm igual majestade de honra também têm uma mesma força e poder.
Por ele obtemos a remissão dos pecados; por ele nos purificamos de todas as imundícies; pela doação do Espírito, de homens nos convertemos em anjos, nós que acolhemos a graça, não mudando de natureza, mas - o que é ainda mais admirável - permanecendo em nossa humana natureza, levamos uma vida de anjos. Tão grande é o poder do Espírito Santo!


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 615-616. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de São Gregório Nazianzeno para este domingo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário