Santo Irineu de Lião
Demonstração da Pregação Apostólica
“Os
três artigos da fé: Pai, Filho e Espírito Santo”
Eis aqui a
exposição desta doutrina: Há um só Deus, Pai, incriado, invisível, Criador do
universo, nem sobre o qual nem depois do qual há outro Deus; é um Deus
racional, por isso a criação de todas as coisas segundo o Verbo. Deus é
Espírito, e também pelo Espírito dispôs todas as coisas, como disse o profeta: Pela palavra do Senhor se estabeleceram os
céus, e por seu Espírito todas as suas potências. Assim, como o Verbo cria,
ou seja, opera na carne e lhe dá gratuitamente a existência, assim o Espírito
ordena e dá forma às divinas potências; por isso e com toda a razão e
conveniência se chama Filho ao Verbo, e Sabedoria de Deus ao Espírito. Bem
disse o seu Apóstolo Paulo: Um só Deus
Pai, que está sobre todas as coisas, com todas elas e em todos nós. Porque
o Pai está sobre todas as coisas, mas
o Verbo está com todas elas, visto
que, por meio dele, o Pai criou todas as coisas; mas está em nós o Espírito que clama: Abbá, ó Pai! E faz o homem à semelhança de Deus. Portanto o
Espírito revela o Verbo, e por isso os profetas anunciaram o Filho de Deus; mas
o Verbo serve de laço ao Espírito, e por isso ele mesmo é quem ensina os
profetas e eleva o ser humano até o Pai.
Eis aqui a regra
de nossa fé, o fundamento do edifício que dá a firmeza ao nosso agir: Deus Pai
incriado, simples, invisível, Deus único, Criador do universo. Este é o
primeiro artigo de nossa fé. O segundo artigo: o Verbo de Deus, o Filho de
Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, que apareceu aos profetas segundo o plano de
sua profecia e segundo o Pai o dispôs em sua economia; por ele todas as coisas
foram feitas, o qual, ao final dos tempos, para recapitular todas as coisas,
fez-se homem entre os homens, visível e palpável, para destruir a morte, para
mostrar a vida e para realizar a comunhão entre Deus e o homem. E o terceiro
artigo: o Espírito Santo, pelo qual os profetas profetizaram e os Pais
aprenderam tudo que concerne a Deus, e os justos foram guiados pelo caminho da
justiça. Ele, ao final dos tempos, foi infuso de uma maneira nova sobre nossa
humanidade, para renovar o homem para Deus em toda a terra.
Por este motivo
o nosso novo nascimento, que é o Batismo, se dá por estes três artigos, e nos
concede a graça do novo nascimento em Deus Pai, por meio de seu Filho e no
Espírito Santo. Pois aqueles que portam o Espírito de Deus são conduzidos ao
Verbo, ou seja, ao Filho; por sua vez o Filho os apresenta ao Pai, e o Pai lhes
concede a incorrupção. Então, sem o Espírito não é possível ver o Filho de
Deus, e sem o Filho ninguém pode aproximar-se do Pai, porque o Filho é o
conhecimento do Pai, e o conhecimento do Filho de Deus se alcança por meio do
Espírito Santo. E quanto ao Espírito, o Filho, como ministro, o dispensa
segundo a vontade do Pai, a quem e como o Pai quer.
Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp.
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