quarta-feira, 4 de maio de 2016

Papa Francisco retoma a tradição do Agnus Dei pascal

Amanhã, dia 05 de maio, o Papa Francisco celebrará a Vigília de oração para “enxugar as lágrimas” no contexto do Ano da Misericórdia. Nesta celebração o Papa retomará uma antiga prática da Igreja que havia sido abandonada após o Concílio Vaticano II: o Agnus Dei pascal.

Agnus Dei do Pontificado de Gregório XIII
O Agnus Dei é um disco de cera no qual são gravados de um lado a imagem do Cordeiro pascal, o ano corrente e o nome do Papa, e do outro a imagem de um mistério da vida de Cristo, a imagem da Virgem Maria ou de um santo. Estes discos eram feitos com a cera do círio pascal do ano anterior misturada com cera comum e óleo do Crisma.

Verso do Agnus Dei de Gregório XIII: a Transfiguração
Posteriormente, os discos de cera eram mergulhados em água benta misturada ao óleo do Crisma, em uma clara referência ao Batismo.

Desde o século IX o Papa preparava os Agnus Dei na Quarta-feira da Oitava Pascal e os distribuía no Sábado aos Cardeais, aos Penitenciários, aos neófitos que foram batizados na última Vigília Pascal e a outras pessoas. A tradição era abençoar os Agnus Dei na primeira Páscoa do pontificado e após cada sete anos. A partir do Papa Paulo II, porém, os Agnus Dei passam a ser abençoados também nos Jubileus.

O último Papa a abençoar os Agnus Dei foi São João XXIII na Páscoa de 1959:


O Agnus Dei abençoado pelo Papa Francisco amanhã terá de um lado a tradicional efígie do Cordeiro Pascal e de outro o logotipo do Jubileu da Misericórdia. A diferença em relação à tradição será que a bênção e a distribuição serão feitas fora da Oitava Pascal. A oração da bênção também é nova:

Ó Pai, origem e fonte de toda bênção, que vos comprazeis do crescimento espiritual dos vossos filhos, mostra a vossa benevolência e abençoa estas imagens do Cordeiro pascal, para que sejam expressão da misericórdia do Pai para com todos os fieis que vivem situações de profundo sofrimento. Faz que portando estes sinais de fé e de devoção, nos empenhemos a conformarmo-nos à imagem do Cristo Ressuscitado. Ele que vive e reina nos séculos dos séculos. Amém.*

* Tradução livre da oração em italiano disponível no livreto da celebração.

O Agnus Dei do Jubileu da Misericórdia

FONTES:

RIGHETTI, M. Historia de la liturgia. Madrid: Pontificia Universidad de Salamanca, 1955, vol. I, p. 845-846.

2 comentários:

  1. Como faço para conseguir um agnus dei original? Qual o e-mail?
    arletemaria242@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não saberia responder. Os Agnus Dei foram distribuídos exclusivamente dentro do contexto do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, em 2016.

      Excluir