Faleceu ontem, dia 26 de maio de 2016, o Cardeal Loris Francesco Capovilla. Com 100 anos, era o mais velho dentre os Cardeais, o Bispo mais velho da Itália e o 4º mais velho do mundo.
Cardeal Loris Capovilla |
Loris Capovilla nasceu no dia 14 de outubro de 1915 em Pontelongo (Itália). Foi ordenado sacerdote em 23 de maio de 1940, para o Patriarcado de Veneza. Durante a Segunda Guerra Mundial torna-se Capelão Militar.
Em 1953 torna-se Secretário do Patriarca de Veneza, Angelo Giuseppe Roncalli. O acompanha a Roma em 1958, quando este é eleito Papa, com o nome de João XXIII. Permanece ao seu lado até sua morte, em 1963.
Loris Capovilla com João XXIII |
Após a morte de S. João XXIII, continua trabalhando em prol do Concílio Vaticano II. Em 1967 o Beato Paulo VI o nomeia Arcebispo de Chieti-Vasto, sendo ordenado pelo próprio Papa em 16 de julho do mesmo ano.
Em 1971, o mesmo Paulo VI o nomeia Arcebispo titular de Mesembria e Prelado de Loreto. Exerce este ofício até 1988, quando apresenta sua renúncia ao Papa S. João Paulo II. Desde então passa a residir em Sotto il Monte, terra natal de S. João XXIII, e se empenha em promover o conhecimento da vida e da obra deste santo.
No Consistório de 22 de fevereiro de 2014, o Papa Francisco o criou Cardeal, com o Título de Santa Maria in Trastevere. Devido à sua saúde não pode ir a Roma, recebendo as insígnias cardinalícias em 01 de março do mesmo ano das mãos do Cardeal Angelo Sodano, Decano do Colégio dos Cardeais.
Cardeal Capovilla recebe o barrete cardinalício |
Com sua morte, o Colégio Cardinalício passa a contar com 213 membros, sendo 114 eleitores e 99 não eleitores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário