terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Fotos da Celebração Ecumênica em Niceia

Na tarde da sexta-feira, 28 de novembro de 2025, durante sua Viagem Apostólica à Turquia e ao Líbano, o Papa Leão XIV participou de um Encontro Ecumênico de Oração por ocasião do 1700º Aniversário do I Concílio de Niceia junto aos restos arqueológicos da antiga Basílica de São Neófito na cidade de Iznik (Turquia), a antiga Niceia.

O encontro contou com a participação de representantes das Igrejas Ortodoxas Bizantinas, Ortodoxas Orientais e de outras Comunidades eclesiais cristãs, bem como de organismos ecumênicos internacionais [1].

Os participantes se dirigiram a uma plataforma junto aos restos da Basílica guiados pelo Livro dos Evangelhos e  portando lâmpadas, depositadas junto aos ícones de Cristo e dos Padres do Concílio de Niceia.

A celebração teve início com a acolhida do Patriarca Bartolomeu de Constantinopla, uma invocação trinitária, a proclamação do Evangelho (Jo 17,20-23) e o discurso do Papa Leão XIV.

Em seguida todos recitaram juntos o Credo Niceno-Constantinopolitano. Seguiram-se as preces, a oração do Pai nosso e a bênção, recitada por todos.

Durante a celebração foram entoados cantos em grego e em latim. Os representantes das Igrejas e Comunidades eclesiais, por sua vez, recitaram orações em vários idiomas, sobretudo em inglês. O livreto da celebração pode ser visto aqui.

O Papa usou uma estola vermelha que pertencera a São João XXIII, o qual havia sido Delegado Apostólico na Turquia, e que também foi usada por São Paulo VI, primeiro Papa a visitar o país.

Procissão de entrada

Deposição das lâmpadas em um suporte

Acolhida do Patriarca Bartolomeu


Invocação da Santíssima Trindade

Evangelho
Discurso do Papa Leão XIV

Procissão de saída

Confira também o vídeo da celebração:


Imagens: Vatican News.

Nota:
[1] Dentre os hierarcas presentes, além do Patriarca Bartolomeu de Constantinopla, cabe destacar o Patriarca Greco-Ortodoxo de Alexandria, Theodoros II, o Patriarca Sírio-Ortodoxo de Antioquia, Ignatius Aphrem II, e o Patriarca da Igreja Sírio-Ortodoxa Malankara, Mathews III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário