Na segunda-feira, 21 de julho de 2025, teve lugar o ingresso do novo Custódio da Terra Santa, Padre Francesco Ielpo, na igreja do Santíssimo Salvador em Jerusalém, sede da Custódia Franciscana da Terra Santa. Confira uma breve biografia do Padre Ielpo no final desta postagem.
O Custódio foi acolhido junto à Porta de Jaffa pelos representantes das Igrejas cristãs, dirigindo-se então à igreja do Santíssimo Salvador, onde revestiu a sobrepeliz, a cruz peitoral e uma estola endossada pelo Papa São Paulo VI (†1978) durante sua visita à Terra Santa em 1964 [1].
Após a leitura do decreto de nomeação, o Padre Ielpo realizou a profissão de fé e o juramento de fidelidade, tocando o Livro dos Evangelhos. Em seguida recebeu o selo da Custódia das mãos do Padre Francesco Patton, Custódio de 2016 a 2025.
Após dirigir algumas palavras aos presentes, o novo Custódio deu o abraço da paz aos frades franciscanos e concedeu sua bênção. Por fim, após endossar os paramentos na sacristia, presidiu as Vésperas (oração da tarde da Liturgia das Horas).
Acolhida do Custódio junto à Porta de Jaffa
Saudação dos representantes das Igrejas Ortodoxas
Saudação dos Bispos católicos
Veneração da cruz
Procissão de entrada
Oração diante do Santíssimo Sacramento
Leitura do decreto de nomeação
Profissão de fé e juramento de fidelidade
Entrega do selo da Custódia
Abraço ao Padre Patton
Discurso do novo Custódio
Abraço aos frades franciscanos
Bênção
Paramentação para as Vésperas
Salmodia
Incensação do altar durante o Magnificat
Bênção
Confira também o vídeo da celebração:
Imagens: Custódia Franciscana da Terra Santa (Facebook).
Padre Francesco Ielpo, O.F.M.
169º Custódio da Terra Santa (2025...)
Francesco Ielpo nasceu em Lauria (Itália), em 18 de maio de 1970. Professou os votos perpétuos na Ordem dos Frades Menores (franciscanos) em 1998 e recebeu a Ordenação Presbiteral no ano 2000.
Exerceu diversas funções na Província da Lombardia e, a partir de 2016, na Província do Norte da Itália, quando a presença franciscana na região foi reorganizada. Dentre suas funções inclui-se a de Comissário da Terra Santa, encarregado de promover atividades a favor da Terra Santa na Itália.
No dia 24 de junho de 2025 foi anunciada sua eleição como 169º Custódio da Terra Santa para um mandato de seis anos, sucedendo o Padre Francesco Patton, que concluiu dois mandatos nesse ofício.
Nota:
[1] Segundo uma antiga tradição, embora seja um presbítero, o Custódio da Terra Santa pode endossar algumas insígnias episcopais (anel, cruz peitoral, dalmática, mitra), além de realizar alguns gestos próprios do Bispo (como conceder a bênção com o Evangeliário na Missa solene).
Nenhum comentário:
Postar um comentário