segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Nomeado novo Arcebispo de Westminster

Na sexta-feira, 19 de dezembro de 2025, o Papa Leão XIV nomeou Dom Charles Phillip Richard Moth (67 anos), até então Bispo de Arundel e Brighton, como novo Arcebispo Metropolitano de Westminster (Inglaterra), sucedendo o Cardeal Vincent Gerard Nichols, o qual já havia superado os 80 anos.

Dom Charles Phillip Richard Moth

Charles Phillip Richard Moth nasceu em 08 de julho de 1958 em Chingola, na atual Zâmbia (então colônia britânica da Rodésia do Norte). Com dois anos, porém, sua família se mudou para a Inglaterra.

Recebeu a Ordenação Presbiteral no dia 03 de julho de 1982, incardinado na Arquidiocese de Southwark. Posteriormente foi enviado para estudar na Universidade de Ottawa (Canadá), onde obteve o Mestrado em Direito Canônico.

Exerceu diversas funções na Arquidiocese de Southwark: Vigário Paroquial, Juiz do Tribunal Eclesiástico, Capelão do Corpo Médico do Exército em Kennington, Secretário do Arcebispo, Mestre das Celebrações Litúrgicas, Diretor do Ofício de Vocações, Vice-Chanceler...


Em 2001 foi nomeado Vigário Geral da Arquidiocese de Southwark, recebendo ao mesmo tempo o título de Monsenhor Prelado de Honra. Durante os anos seguintes serviu ainda como Administrador de algumas Paróquias da Arquidiocese.

No dia 25 de julho de 2009 o Papa Bento XVI (†2022) o nomeou Bispo Ordinário Militar para a Grã-Bretanha. Recebeu a Ordenação Episcopal no dia 29 de setembro na Catedral de Westminster.

No dia 21 de março de 2015, por sua vez, o Papa Francisco (†2025) o nomeou Bispo de Arundel e Brighton, ofício do qual tomou posse no dia 28 de maio do mesmo ano.

Após sua nomeação como novo Arcebispo Metropolitano de Westminster no dia 19 de dezembro de 2025, deverá tomar posse na Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue em Londres no dia 14 de fevereiro de 2026.


Cardeal Vincent Gerard Nichols
Arcebispo Emérito de Westminster (Inglaterra)

Vincent Gerard Nichols nasceu em 08 de novembro de 1945 em Crosby (Inglaterra). Recebeu a Ordenação Presbiteral no dia 21 de dezembro de 1969, incardinado na Arquidiocese de Liverpool.

Obteve um Mestrado em Teologia pela Universidade de Manchester (Inglaterra) em 1971 e um Mestrado em Educação pela Universidade Loyola de Chicago (EUA) em 1974. Ao mesmo tempo exerceu diversos ofícios na Arquidiocese de Liverpool, tanto em algumas Paróquias quanto no campo da educação católica.

De 1984 a 1993 serviu como Secretário Geral da Conferência dos Bispos Católicos da Inglaterra e Gales, além de atuar em organismos ecumenismos e educacionais.

Cardeal Vincent Gerard Nichols

No dia 05 de novembro de 1991 o Papa João Paulo II (†2005) o nomeou Bispo Titular de Othona e Auxiliar de Westminster. Recebeu a Ordenação Episcopal no dia 24 de janeiro de 1992, sendo ordenante principal o então Arcebispo, Cardeal Basil Hume (†1999), que o designou como Vigário Episcopal para o norte de Londres.

No dia 15 de fevereiro de 2000 Dom Vincent Nichols foi nomeado como Arcebispo Metropolitano de Birmingham, tomando posse do ofício no dia 29 de março.

No dia 03 de abril de 2009, por sua vez, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo Metropolitano de Westminster, sucedendo o Cardeal Cormac Murphy-O’Connor (†2017), que havia renunciado por limite de idade.

Tomou posse na Catedral de Westminster no dia 21 de maio do mesmo ano. Antes ainda, no dia 30 de abril, foi eleito Presidente da Conferência dos Bispos Católicos da Inglaterra e Gales.


No ano seguinte acolheu o Papa durante sua visita à Inglaterra, particularmente na Missa na Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue em Londres no dia 18 de setembro de 2010.

Foi criado Cardeal Presbítero do Santíssimo Redentor e Santo Afonso in Via Merulana pelo Papa Francisco no Consistório do dia 22 de fevereiro de 2014. Tomou posse da sua igreja titular no dia 02 de outubro do mesmo ano.

Como Arcebispo de Westminster participou do funeral da Rainha Elizabeth II no dia 19 de setembro de 2022 e da coroação do Rei Charles III no dia 06 de maio de 2023.

Participou como Cardeal eleitor do Conclave para a eleição do Papa Leão XIV em maio de 2025. Ao completar 80 anos no dia 08 de novembro, porém, perdeu o direito de ingressar em outro eventual Conclave.


Com informações do site da Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário