sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Dissertações e Teses sobre Liturgia: PUC-Rio 2021-2022

Entre 2021 e 2022 destacamos aqui em nosso blog diversas Dissertações de Mestrado sobre Teologia defendidas na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP): uma postagem foi dedicada a trabalhos relacionados ao tema “Liturgia em tempos líquidos” (2017-2019) e outras com diversas Dissertações sobre Liturgia (2017-2021).

Nesta postagem gostaríamos de dar continuidade à proposta com cinco trabalhos acadêmicos sobre Liturgia - três Dissertações de Mestrado e duas Teses de Doutorado - defendidos entre 2021 e 2022 no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Todos os trabalhos indicados nesta postagem foram orientados pelo Pe. Luiz Fernando Ribeiro Santana, Doutor em Teologia pela mesma PUC-Rio, e giram em torno de temas como o Espírito Santo, a Palavra de Deus e o Mistério Pascal.

Brasão da PUC-Rio

Seguem os resumos das Dissertações e Teses, as quais podem ser acessadas na íntegra nos links a seguir:

A importância da homilia no culto litúrgico e o seu prolongamento na existência humana
Eufrázio Luiz Morais da Silva
Dissertação de Mestrado (2021), 158 páginas

A presente pesquisa tem como objetivo principal estudar a homilia como parte integrante das celebrações litúrgico-sacramentais, tendo como paradigma a Celebração Eucarística. Desse modo, as Sagradas Escrituras são determinantes no contexto da sagrada Liturgia, pois delas são retirados os textos bíblicos para serem proclamados e comentados na homilia. Esta, por sua vez, na potência do Espírito, atualiza os prodígios operados por Deus na história da salvação tornando-os presentes no “hoje” da Igreja projetando-a para as realidades futuras. Ao homileta cabe haurir da Palavra de Deus a mensagem salvífica para a pregação e interpretá-la com a finalidade de conduzir a assembleia litúrgica nos sagrados mistérios. Da mesma maneira, como foi fundamental a redescoberta da Palavra de Deus na celebração litúrgica realizada pelo Concílio Vaticano II, necessário se faz resgatar o caráter pascal da homilia. Por esse motivo, a Igreja apresenta a lectio divina como legítimo “método” de oração a fim de preparar e prolongar as Escrituras na existência humana. A esse respeito, a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium tem o mérito de recuperar a homilia como um autêntico diálogo entre Deus e seu povo com palavras que iluminem e abrasem os corações.
Capítulos:
1. A Palavra de Deus como fonte da homilia
2. A dimensão litúrgica da homilia
3. A homilia como prolongamento da Palavra na existência humana


Reunidos pelo Espírito: A assembleia litúrgica em chave pneumatológica
Arthur José Torres da Conceição
Dissertação de Mestrado (2021), 153 páginas

Todas as religiões possuem no ato de reunir a sua melhor expressão para realizar o culto. No cristianismo, a reunião tem na convocação divina o seu motivo principal. O ato de reunir-se é, por assim dizer, a resposta à convocação realizada. O culto da Igreja se compreende na assembleia litúrgica, entendida como a primeira manifestação da fé cristã. Nela, os convocados se reúnem para uma experiência profunda de fé e transformação. Para que seja efetiva, se faz necessária a presença e ação dinamizadora do Espírito Santo na assembleia cristã. Com isso, está identificado o escopo de nossa pesquisa que será abordada em três capítulos.
A assembleia litúrgica em chave pneumatológica fitou nesta pesquisa um itinerário bíblico-histórico-teológico-litúrgico-pastoral. Para tanto, este caminho percorreu no primeiro capítulo, a Escritura Sagrada. Nela, foram consideradas algumas das principais assembleias da história da salvação que tiveram vinculação com o Espírito Santo. No capítulo seguinte, averiguamos do período dos Padres da Igreja ao Concílio Vaticano II o desenvolvimento histórico da compreensão e práxis das reuniões celebrativas dos cristãos. Ao desfecho e, portanto, terceiro capítulo, reunimos os frutos colhidos da Escritura e da história para identificarmos alguns traços que a teologia hodierna tem investigado sobre esta relação orgânica entre a assembleia litúrgica e o Espírito Santo. Com isso, queremos resgatar esta temática para apresentar uma discreta contribuição à vida cristã que se estabelece a partir de suas assembleias onde o Espírito Santo torna-a viva, atual e continuadora da história da salvação.
Capítulos:
1. As assembleias pneumáticas na revelação bíblica
2. O contexto histórico-teológico das assembleias
3. A proposta teológica para a pneumatologia da assembleia litúrgica


Pe. Luiz Fernando Ribeiro Santana
Orientador dos cinco trabalhos desta postagem

Teologia da escuta: Palavra e rito na experiência litúrgico-cristã
Ademilson Tadeu Quirino

A presente pesquisa sobre a escuta na experiência litúrgico-cristã é um diálogo entre a ciência teológica e outras áreas das ciências humanas, perfazendo um caminho interdisciplinar. O texto foi construído a partir do binômio “Palavra-rito” e intuído com base na celebração do culto cristão. A questão levantada como hipótese para este trabalho é: se a Escritura tem seu primado no culto cristão, por que se constatam tantos obstáculos em escutá-la e compreendê-la nas celebrações litúrgicas? E quais são as consequências disso para o processo de iniciação e amadurecimento dos cristãos, no que se refere à experiência de fé e, por conseguinte, ao seu testemunho? Indagações e inquietações como estas marcaram profundamente o percurso desta pesquisa de reflexão teológico-litúrgica e pastoral. O cenário apresentado a partir das questões elencadas revela como a Igreja do século anterior se viu provocada pelos movimentos de renovação bíblica e litúrgica, os quais desaguaram no Concílio Ecumênico Vaticano II e, particularmente, nas Constituições Sacrosanctum Concilium e Dei Verbum, marcadamente por propostas teológico-pastorais. Nelas percebemos como os Padres conciliares viram a urgência de considerar a excelência da escuta e da resposta da Escritura na liturgia e na vida cristã. Portanto, a Igreja, provocada a educar-se à escuta, é incentivada a um permanente e constante processo de conversão pastoral, pois esse novo cenário requer dela novos métodos. Um deles é o processo de iniciação à Escritura e à liturgia, em vista do itinerário à vida cristã. Esse caminho tão urgente e necessário para a Igreja hoje potencializa a via possível para a pessoa chegar ao encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo. Esse encontro é vivenciado mediante uma consistente experiência de fé conduzida pelo itinerário catequético, o qual orienta e conduz o iniciante a testemunhar Cristo no seu cotidiano. Assim, a pesquisa parte da fundamentação antropológica e bíblica da escuta, com o objetivo de preparar o alicerce para a compreensão da escuta litúrgica da Escritura, à luz da Sacrosanctum Concilium, para depois trabalhar as perspectivas pastorais em vista de uma renovada expressão da escuta litúrgica da Escritura.
Capítulos:
1. Fundamentação antropológica e bíblica da escuta
2. A escuta litúrgica da Escritura à luz da Sacrosanctum Concilium
3. Perspectivas teológico-pastorais para a escuta litúrgica da Escritura


Liturgia, realização do Mistério Pascal: A dimensão teológico-litúrgica na Sacrosanctum Concilium
Cilbene Inês Falcão Barbosa
Dissertação de Mestrado (2022), 115 páginas

A vida de Jesus de Nazaré é um mistério, desde a sua Concepção até a sua Ascensão. Na sua Paixão, Morte, Ressurreição e glorificação, o mistério de Jesus Cristo é clarificado e torna-se o núcleo central da fé cristã. No Mistério Pascal o desígnio salvífico de Deus se realizou uma vez por todas com a morte redentora do seu Filho, Jesus Cristo. Jesus venceu o sofrimento, o pecado, a morte e abriu um caminho de vida plena para homens. Primeiramente no Antigo Testamento temos o termo pesah, (passagem) para a festa da páscoa e depois, no Novo Testamento as comunidades cristãs do século I a III, passaram a entender páscoa como o mistério de Cristo. Este mistério compreende toda a história da salvação, que tem seu ápice em Jesus Cristo, sua Encarnação, sua Morte, sua Ressurreição gloriosa e depois, na espera feliz de seu retorno. As comunidades faziam memória da imolação de Jesus na cruz, o ato salvífico primordial. A crucificação de Cristo era entendida, pelos primeiros cristãos, como início da sua glorificação. Esta linha histórica, contínua e progressiva do desígnio de Deus para a humanidade e o fundamento bíblico de mistério, são as bases nas quais se elabora o conceito de mistério pascal, no século II. A teologia patrística, entre os séculos III a IV, reflete o mistério pascal de Cristo com foco nas dimensões histórico-salvífica, eclesial e sacramental. Anos mais tarde, um Movimento Litúrgico retoma a teologia com base nas fontes bíblico-patrísticas e proporciona vigor fontal à Liturgia. Pio XII lentamente incorpora a teologia do mistério, pensada pelo Movimento Litúrgico, aos documentos pré-conciliares. Neste movimento progressivo, a teologia litúrgica do Mistério Pascal se concretiza na Constituição Sacrosanctum Concilium, que estabelece o Mistério Pascal como cume e fonte da Liturgia.
Capítulos:
1. Páscoa: sua dimensão bíblico-patrística
2. A teologia do Mistério Pascal na Sacrosanctum Concilium
3. O Mistério Pascal é a vocação cristã


O Espírito Santo na epiclese eucarística: A dinâmica eclesiogenética
Fábio Luiz de Souza
Tese de Doutorado (2022), 204 páginas

Na última ceia com seus Apóstolos, Jesus lega para toda a humanidade a celebração memorial da salvação de sua páscoa redentora. A Igreja, desde seus primórdios, sente-se como herdeira deste legado mantendo vivo, de forma ininterrupta, o cumprimento da ordem de iteração do Senhor: “Fazei isto em memória de mim”. A celebração da Eucaristia constitui o núcleo central da Liturgia da Igreja, em torno do qual orbitam todos os seus momentos de oração. Além disso, pela ação do Espírito Santo na Liturgia, a Igreja é constituída e se manifesta. Em tudo isso, o Espírito Santo ocupa papel central, que não pode ser, de forma nenhuma, relativizado ou esquecido. Tais fatos ressaltam com que gravidade a Igreja é chamada a crescer sempre mais na compreensão do mistério de Cristo, e na sua missão de conduzir os fiéis a uma participação mais ativa e consciente. Este trabalho intenta realizar um estudo das fórmulas oracionais utilizadas para celebrar a Eucaristia, ressaltando a ação do Espírito Santo e a sua dinâmica eclesiogenética no gesto litúrgico. A metodologia da pesquisa é predominantemente mistagógica. Os textos da Liturgia serão cortejados com destaque, como voz de autoridade para ensinar. Na realização de uma mistagogia da Eucaristia, a dinâmica do Espírito Santo e a geração da Igreja serão ressaltados, a fim de que se faça um autêntico estudo pneumático-mistagógico, isto é, uma pneumatologia que se manifeste como uma epicletologia eclesiogenética.
Capítulos:
1. A teologia epiclética da Liturgia Eucarística
2. A teologia epiclética na Liturgia Eucarística
3. A ação eclesiogenética da dinâmica pneumo-invocatória na epiclese eucarística.



Nenhum comentário:

Postar um comentário