Entre 2021 e 2022 destacamos aqui em nosso blog diversas
Dissertações de Mestrado sobre Teologia defendidas na Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (PUC-SP): uma postagem foi dedicada a trabalhos relacionados ao tema “Liturgia em tempos líquidos” (2017-2019) e outras com diversas Dissertações sobre Liturgia (2017-2021).
Nesta postagem gostaríamos de dar continuidade à proposta
com cinco trabalhos acadêmicos sobre Liturgia - três Dissertações de Mestrado e duas Teses de Doutorado - defendidos entre 2021 e 2022 no Programa de Pós-Graduação em
Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Todos
os trabalhos indicados nesta postagem foram orientados pelo Pe. Luiz
Fernando Ribeiro Santana, Doutor em Teologia pela mesma PUC-Rio, e giram em torno de temas como o Espírito Santo, a Palavra de Deus e o Mistério Pascal.
Brasão da PUC-Rio |
Seguem
os resumos das Dissertações e Teses, as quais podem ser acessadas na íntegra
nos links a seguir:
A
importância da homilia no culto litúrgico e o seu prolongamento na existência
humana
Eufrázio
Luiz Morais da Silva
Dissertação
de Mestrado (2021), 158 páginas
A
presente pesquisa tem como objetivo principal estudar a homilia como parte
integrante das celebrações litúrgico-sacramentais, tendo como paradigma a Celebração
Eucarística. Desse modo, as Sagradas Escrituras são determinantes no contexto
da sagrada Liturgia, pois delas são retirados os textos bíblicos para serem
proclamados e comentados na homilia. Esta, por sua vez, na potência do
Espírito, atualiza os prodígios operados por Deus na história da salvação
tornando-os presentes no “hoje” da Igreja projetando-a para as realidades
futuras. Ao homileta cabe haurir da Palavra de Deus a mensagem salvífica para a
pregação e interpretá-la com a finalidade de conduzir a assembleia litúrgica
nos sagrados mistérios. Da mesma maneira, como foi fundamental a redescoberta
da Palavra de Deus na celebração litúrgica realizada pelo Concílio Vaticano II,
necessário se faz resgatar o caráter pascal da homilia. Por esse motivo, a
Igreja apresenta a lectio divina como legítimo “método” de oração a fim
de preparar e prolongar as Escrituras na existência humana. A esse respeito, a
Exortação Apostólica Evangelii Gaudium tem o mérito de recuperar a
homilia como um autêntico diálogo entre Deus e seu povo com palavras que
iluminem e abrasem os corações.
Capítulos:
1.
A Palavra de Deus como fonte da homilia
2.
A dimensão litúrgica da homilia
3.
A homilia como prolongamento da Palavra na existência humana
Link.
Reunidos
pelo Espírito: A assembleia litúrgica em chave pneumatológica
Arthur
José Torres da Conceição
Dissertação
de Mestrado (2021), 153 páginas
Todas
as religiões possuem no ato de reunir a sua melhor expressão para realizar o
culto. No cristianismo, a reunião tem na convocação divina o seu motivo
principal. O ato de reunir-se é, por assim dizer, a resposta à convocação
realizada. O culto da Igreja se compreende na assembleia litúrgica, entendida
como a primeira manifestação da fé cristã. Nela, os convocados se reúnem para
uma experiência profunda de fé e transformação. Para que seja efetiva, se faz
necessária a presença e ação dinamizadora do Espírito Santo na assembleia
cristã. Com isso, está identificado o escopo de nossa pesquisa que será
abordada em três capítulos.
A
assembleia litúrgica em chave pneumatológica fitou nesta pesquisa um itinerário
bíblico-histórico-teológico-litúrgico-pastoral. Para tanto, este caminho
percorreu no primeiro capítulo, a Escritura Sagrada. Nela, foram consideradas
algumas das principais assembleias da história da salvação que tiveram
vinculação com o Espírito Santo. No capítulo seguinte, averiguamos do período
dos Padres da Igreja ao Concílio Vaticano II o desenvolvimento histórico da
compreensão e práxis das reuniões celebrativas dos cristãos. Ao desfecho e,
portanto, terceiro capítulo, reunimos os frutos colhidos da Escritura e da
história para identificarmos alguns traços que a teologia hodierna tem
investigado sobre esta relação orgânica entre a assembleia litúrgica e o
Espírito Santo. Com isso, queremos resgatar esta temática para apresentar uma
discreta contribuição à vida cristã que se estabelece a partir de suas assembleias
onde o Espírito Santo torna-a viva, atual e continuadora da história da
salvação.
Capítulos:
1.
As assembleias pneumáticas na revelação bíblica
2.
O contexto histórico-teológico das assembleias
3.
A proposta teológica para a pneumatologia da assembleia litúrgica
Link.
Teologia
da escuta: Palavra e rito na experiência litúrgico-cristã
Ademilson
Tadeu Quirino
A
presente pesquisa sobre a escuta na experiência litúrgico-cristã é um diálogo
entre a ciência teológica e outras áreas das ciências humanas, perfazendo um
caminho interdisciplinar. O texto foi construído a partir do binômio
“Palavra-rito” e intuído com base na celebração do culto cristão. A questão
levantada como hipótese para este trabalho é: se a Escritura tem seu primado no
culto cristão, por que se constatam tantos obstáculos em escutá-la e compreendê-la
nas celebrações litúrgicas? E quais são as consequências disso para o processo
de iniciação e amadurecimento dos cristãos, no que se refere à experiência de
fé e, por conseguinte, ao seu testemunho? Indagações e inquietações como estas
marcaram profundamente o percurso desta pesquisa de reflexão
teológico-litúrgica e pastoral. O cenário apresentado a partir das questões
elencadas revela como a Igreja do século anterior se viu provocada pelos
movimentos de renovação bíblica e litúrgica, os quais desaguaram no Concílio
Ecumênico Vaticano II e, particularmente, nas Constituições Sacrosanctum
Concilium e Dei Verbum, marcadamente por propostas
teológico-pastorais. Nelas percebemos como os Padres conciliares viram a
urgência de considerar a excelência da escuta e da resposta da Escritura na
liturgia e na vida cristã. Portanto, a Igreja, provocada a educar-se à escuta,
é incentivada a um permanente e constante processo de conversão pastoral, pois
esse novo cenário requer dela novos métodos. Um deles é o processo de iniciação
à Escritura e à liturgia, em vista do itinerário à vida cristã. Esse caminho
tão urgente e necessário para a Igreja hoje potencializa a via possível para a
pessoa chegar ao encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo. Esse encontro
é vivenciado mediante uma consistente experiência de fé conduzida pelo
itinerário catequético, o qual orienta e conduz o iniciante a testemunhar
Cristo no seu cotidiano. Assim, a pesquisa parte da fundamentação antropológica
e bíblica da escuta, com o objetivo de preparar o alicerce para a compreensão
da escuta litúrgica da Escritura, à luz da Sacrosanctum Concilium, para
depois trabalhar as perspectivas pastorais em vista de uma renovada expressão
da escuta litúrgica da Escritura.
Capítulos:
1.
Fundamentação antropológica e bíblica da escuta
2.
A escuta litúrgica da Escritura à luz da Sacrosanctum Concilium
3.
Perspectivas teológico-pastorais para a escuta litúrgica da Escritura
Link.
Liturgia,
realização do Mistério Pascal: A dimensão teológico-litúrgica na Sacrosanctum Concilium
Cilbene
Inês Falcão Barbosa
Dissertação
de Mestrado (2022), 115 páginas
A
vida de Jesus de Nazaré é um mistério, desde a sua Concepção até a sua Ascensão. Na
sua Paixão, Morte, Ressurreição e glorificação, o mistério de Jesus Cristo é
clarificado e torna-se o núcleo central da fé cristã. No Mistério Pascal o
desígnio salvífico de Deus se realizou uma vez por todas com a morte redentora
do seu Filho, Jesus Cristo. Jesus venceu o sofrimento, o pecado, a morte e
abriu um caminho de vida plena para homens. Primeiramente no Antigo Testamento
temos o termo pesah, (passagem) para a festa da páscoa e depois, no Novo
Testamento as comunidades cristãs do século I a III, passaram a entender páscoa
como o mistério de Cristo. Este mistério compreende toda a história da
salvação, que tem seu ápice em Jesus Cristo, sua Encarnação, sua Morte, sua Ressurreição
gloriosa e depois, na espera feliz de seu retorno. As comunidades faziam
memória da imolação de Jesus na cruz, o ato salvífico primordial. A
crucificação de Cristo era entendida, pelos primeiros cristãos, como início da
sua glorificação. Esta linha histórica, contínua e progressiva do desígnio de
Deus para a humanidade e o fundamento bíblico de mistério, são as bases nas
quais se elabora o conceito de mistério pascal, no século II. A teologia
patrística, entre os séculos III a IV, reflete o mistério pascal de Cristo com
foco nas dimensões histórico-salvífica, eclesial e sacramental. Anos mais
tarde, um Movimento Litúrgico retoma a teologia com base nas fontes bíblico-patrísticas
e proporciona vigor fontal à Liturgia. Pio XII lentamente incorpora a teologia
do mistério, pensada pelo Movimento Litúrgico, aos documentos pré-conciliares.
Neste movimento progressivo, a teologia litúrgica do Mistério Pascal se concretiza
na Constituição Sacrosanctum Concilium, que estabelece o Mistério Pascal
como cume e fonte da Liturgia.
Capítulos:
1.
Páscoa: sua dimensão bíblico-patrística
2.
A teologia do Mistério Pascal na Sacrosanctum Concilium
3.
O Mistério Pascal é a vocação cristã
Link.
O
Espírito Santo na epiclese eucarística: A dinâmica eclesiogenética
Fábio
Luiz de Souza
Tese
de Doutorado (2022), 204 páginas
Na
última ceia com seus Apóstolos, Jesus lega para toda a humanidade a celebração
memorial da salvação de sua páscoa redentora. A Igreja, desde seus primórdios,
sente-se como herdeira deste legado mantendo vivo, de forma ininterrupta, o
cumprimento da ordem de iteração do Senhor: “Fazei isto em memória de mim”. A
celebração da Eucaristia constitui o núcleo central da Liturgia da Igreja, em
torno do qual orbitam todos os seus momentos de oração. Além disso, pela ação
do Espírito Santo na Liturgia, a Igreja é constituída e se manifesta. Em tudo
isso, o Espírito Santo ocupa papel central, que não pode ser, de forma nenhuma,
relativizado ou esquecido. Tais fatos ressaltam com que gravidade a Igreja é
chamada a crescer sempre mais na compreensão do mistério de Cristo, e na sua
missão de conduzir os fiéis a uma participação mais ativa e consciente. Este
trabalho intenta realizar um estudo das fórmulas oracionais utilizadas para
celebrar a Eucaristia, ressaltando a ação do Espírito Santo e a sua dinâmica
eclesiogenética no gesto litúrgico. A metodologia da pesquisa é
predominantemente mistagógica. Os textos da Liturgia serão cortejados com
destaque, como voz de autoridade para ensinar. Na realização de uma mistagogia
da Eucaristia, a dinâmica do Espírito Santo e a geração da Igreja serão
ressaltados, a fim de que se faça um autêntico estudo pneumático-mistagógico,
isto é, uma pneumatologia que se manifeste como uma epicletologia
eclesiogenética.
Capítulos:
1.
A teologia epiclética da Liturgia Eucarística
2.
A teologia epiclética na Liturgia Eucarística
3.
A ação eclesiogenética da dinâmica pneumo-invocatória na epiclese eucarística.
Link.
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