sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Sugestão de leitura: Liturgia, momento histórico da salvação

“A Liturgia é inserida pelos Padres conciliares no horizonte da história da salvação, cuja finalidade é a redenção humana e a perfeita glorificação de Deus” (Carta Apostólica Spiritus et Sponsa, n. 2).

Daqui um ano, no dia 04 de dezembro de 2023, celebraremos os 60 anos da Constituição Sacrosanctum Concilium do Concílio Vaticano II sobre a sagrada Liturgia.

Por esse motivo, no último mês de novembro começamos a apresentar aqui em nosso blog, como sugestão de leitura, os quatro volumes da Coleção “50 anos da Sacrosanctum Concilium, publicados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 2013 e 2014.


Através dessa Coleção temos acesso às conferências proferidas durante o Seminário Nacional de Liturgia promovido pela CNBB e pela ASLI (Associação dos Liturgistas do Brasil) em 2012, com o tema “Releitura da Sacrosanctum Concilium no contexto do Vaticano II e dos documentos latino-americanos”.

Após o volume 1, “Raízes históricas e teológicas da Sacrosanctum Concilium”, nesta postagem apresentamos brevemente o volume 2 da Coleção, intitulado “Liturgia, momento histórico da salvação”, publicado pelas Edições CNBB em 2014.

Este volume, como os próximos dois, possui a seguinte estrutura:
- a conferência central, proferida pelo teólogo italiano Andrea Grillo, a qual dá nome ao respectivo volume [1];
- complementos dos Bispos membros da Comissão para a Liturgia da CNBB;
- textos elaborados no contexto dos “pequenos grupos” formados pelos participantes do Seminário, aprofundando o tema central sob diversos aspectos (Eucaristia, Sacramentos, Sacramentais e Piedade Popular, Ofício Divino - Liturgia das Horas, Ano Litúrgico, Música e Canto Litúrgico, Arte Sacra e Espaço Litúrgico, Celebração Dominical da Palavra de Deus).

- Liturgia, momento histórico da salvação (pp. 7-23)
Nesta conferência o Professor Andrea Grillo destaca a revalorização da Liturgia pelo Concílio, a qual passou a ser considerada não apenas como exercício da “virtude da religião”, mas como verdadeiro momento da história da salvação. Grillo fundamentou-se aqui em quatro premissas: a Liturgia é ação ritual, é experiência de comunhão, é tempo festivo e doado e é fonte e ápice da vida da Igreja.
Ao mesmo tempo, o teólogo questionou como estamos valorizando seu potencial simbólico: “a Liturgia é ‘história da salvação’ se aceita que o invisível se torne visível, que o espiritual se torne corpóreo, que Deus se torne homem”.

Prof. Andrea Grillo

- A Liturgia, momento histórico da salvação nas Conferências do CELAM: Medellín, Puebla, Santo Domingo e Aparecida (pp. 25-38)
Aqui Dom Armando Bucciol, Bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e então Presidente da Comissão para a Liturgia da CNBB, analisa como a relação entre Liturgia e história da salvação foi abordada nas quatro Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano realizadas após o Concílio Vaticano II: Medellín (1968), Puebla (1979), Santo Domingo (1992) e Aparecida (2007).

- Sacramentos como momentos históricos da salvação (pp. 39-43)
Esta breve intervenção de Dom Manoel João Francisco, então Bispo de Chapecó (SC) - atualmente Bispo Emérito de Bispo de Cornélio Procópio (PR) - prossegue a reflexão estabelecendo a relação entre os sacramentos e a história da salvação.
Fundamentando-se em Santo Tomás de Aquino, o Bispo recorda a tríplice dimensão dos sacramentos: sinais rememorativos (são “memorial da ação de Deus”), indicativos (tornam presente o mistério) e prenunciativos (são “profecia do cumprimento do Reino”).

- Liturgia, momento histórico da salvação: O sacrossanto mistério da Eucaristia (pp. 45-47)
Padre Alberto Beckhauser, OFM

- Introdução aos Sacramentos: Iniciação aos Mistérios de Deus (pp. 49-61)
Padre Marcelino Sivinski

- O Ofício Divino das Comunidades, momento da história da salvação no Brasil (pp. 63-66)
Irmã Maria Penha Carpanedo, PDDM (Pias Discípulas do Divino Mestre)

- Laudes: “O Sol nascente veio visitar-nos” (pp. 67-69)
Frei Francisco Erlânio Gomes Ribeiro, OFMCap

- O Ano Litúrgico: O Domingo (pp. 71-76)
Frei Faustino Paludo, OFMCap

- Buscando vivenciar a música ritual como momento da história da salvação (pp. 77-79)
Frei Joaquim Fonseca, OFM

- O espaço litúrgico a serviço da Liturgia, momento da história da salvação (pp. 81-84)
Irmã Laíde Sonda, PDDM


Para adquirir o livro no site das Edições CNBB, clique aqui

Os demais volumes, a serem publicados nos próximos meses, intitulam-se:



[1] A menção do controverso Professor Andrea Grillo nessa postagem não indica o apoio do autor deste blog às suas posições heterodoxas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário