segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O rito da Beatificação

Conforme anunciado no último mês de maio, neste domingo, 19 de outubro, Sua Santidade o Papa Francisco presidiu na Praça de São Pedro a Santa Missa para a Beatificação do Servo de Deus Paulo VI, Papa. Julgamos oportuna a ocasião para falar um pouco do rito da Beatificação:


A Beatificação consiste em uma permissão oficial para o culto em caráter local. Portanto, por séculos foi celebrada não pelo Papa, mas por um Cardeal Legado na diocese do novo Beato. Foi o próprio Paulo VI que, em 1971, tomou para si a celebração das Beatificações, práxis continuada por São João Paulo II.

Em 2005, com a eleição de Bento XVI, voltou-se ao costume tradicional, reservando ao Papa apenas as Canonizações. Como exceções, Bento XVI celebrou as Beatificações do Cardeal John Henry Newmann em 2010 e do Papa João Paulo II em 2011. A Beatificação de Paulo VI foi a segunda do Pontificado de Francisco, que em agosto beatificou 124 mártires coreanos em sua viagem ao país.

Beatificação de João Paulo II (2011)
A Beatificação geralmente celebra-se com a Santa Missa, podendo em circunstâncias especiais celebrar-se em uma Celebração da Palavra de Deus ou da Liturgia das Horas. Tomaremos como modelo o rito para a Beatificação deste domingo:

A Missa inicia-se como de costume. Após o Ato Penitencial, o Bispo da Diocese do novo Beato (no caso, o Bispo de Bréscia), juntamente com o Postulador da Causa da Beatificação, aproxima-se da cátedra do Santo Padre e pede a Beatificação com a seguinte fórmula:

Beatissime Pater, ego, Episcopus Brixiensis, humillime a Sanctitate Vestra peto ut Venerabilem Servum Dei Paulum VI , papam, numero Beatorum adscribere begnissime digneris.

(Beatíssimo Padre, eu, Bispo de Bréscia, humildemente peço a Vossa Santidade que se digne inscrever o Venerável Servo de Deus Paulo VI, Papa, no número dos Beatos.)

O Postulador da Causa da Beatificação lê então uma pequena biografia do novo Beato. Terminada esta, o Papa, sentado e portando suas insígnias (mitra e férula), profere a fórmula de Beatificação:

Nos, vota Fratris Nostri Luciani Monari, Episcopi Brixiensi, necnon plurimorum aliorum Fratrum in Episcopatu multorumque christifidelium explentes, de Congregationis de Causis Sanctorum consulto, Auctoritate Nostra Apostolica facultatem facimus ut Venerabilis Servus Dei Paulus VI, papa, Beati nomine in posterum appelletur, eiusque festum die vicesima sexta Septembris in locis et modis iure statutis quotannis celebrari possit.
In nomine Patris et Filii et Spiritus Sancti.


(Nós, acolhendo o desejo de Nosso Irmão Luciano Monari, Bispo de Bréscia, de muitos outros Irmãos no Episcopado e de muitos fieis cristãos, tendo consultado a Congregação das Causas dos Santos, com Nossa Autoridade Apostólica concedemos a faculdade de que o Venerável Servo de Deus Paulo VI, Papa, seja doravante chamado Beato, e que sua festa possa celebrar-se no dia 26 de setembro nos locais e modos estabelecidos pelo direito.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.)

Papa Bento XVI pronuncia a fórmula de Beatificação de João Paulo II (2011)
Enquanto entoa-se um canto em ação de graças, descobre-se a imagem do novo Beato na sacada da Basílica Vaticana e alguns fieis (geralmente destinatários do milagre que leva à Beatificação) levam até junto do altar a relíquia do novo Beato. Depositam-se flores e velas junto à relíquia e um diácono a incensa.

Religiosas conduzem a relíquia de João Paulo II (2011)
Depostas as relíquias junto do altar, o Bispo da Diocese do novo Beato, juntamente com o Postulador da Causa, agradece ao Santo Padre com estas palavras:

Beatissime Pater, ego, Episcopus Brixiensis, gratias ex animo Sancitati Vestrae ago quod titulum Beati hodie Venerabili Servo Dei Paulo VI, papae, confere dignatus est.

(Beatíssimo Padre, eu, Bispo de Bréscia, agradeço Vossa Santidade por vos haver dignado conferir hoje o título de Beato ao Venerável Servo de Deus Paulo VI, Papa.)

O Bispo e o Postulador aproximam-se do Santo Padre para um abraço fraterno. Em seguida entoa-se o Glória e a Missa segue como de costume. No domingo será celebrada a Missa do XXIX Domingo do Tempo Comum, com todas as orações e o Evangelho proferidos em latim, a fim de expressar a universalidade da Igreja.

Um último comentário: destacamos a presença do Papa Emérito Bento XVI, que concelebrou a Santa Missa. Cumpre notar que Bento XVI foi criado Cardeal por Paulo VI no Consistório de 27 de junho de 1977. Além do Papa Emérito estão vivos mais dois Cardeais criados por Paulo VI: Dom Paulo Evaristo Arns (Consistório de 1973) e Dom William Wakefield Baum (Consistório de 1976).

Joseph Ratzinger é criado Cardeal por Paulo VI (1977)

(Observação: As traduções do rito da Beatificação foram feitas livremente pelo autor deste blog, a partir do original latino disponível no livreto da celebração).

Um comentário:

  1. André,tô esperando sobre a publicaçao sobre a ferula!a paz de cristo!andré uma pergunta sobre a batina se usa uma camisa abotoada com um colarinho ou uma camisa junto com o colarinho!se possivel envie uma foto!

    ResponderExcluir