sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Nota de falecimento: Dom Sofron Mudry

Com pesar noticiamos o falecimento de Dom Sofron Stefan Mudry, OSBM, (Софрон Мудрий), Bispo Emérito da Diocese de Ivano-Frankivsk (Ucrânia), pertencente à Igreja Greco-Católica Ucraniana.

Dom Soforn Mudry (Софрон Мудрий)

Dom Sofron nasceu em 27 de Novembro de 1923, na cidade de Zolocziw (Ucrânia). Ingressou na ordem dos Basilianos de São Josaphat em 1950, professando os votos perpétuos em 14 de janeiro de 1955. Foi ordenado sacerdote no dia 25 de dezembro de 1958, por Dom Ivan Bucko.

Como sacerdote, obteve o mestrado em Direito Canônico Oriental junto à Universidade Lateranense, tornando-se depois professor do Pontifício Instituto Oriental. De 1960 a 1974 foi vice-reitor do Pontifício Colégio São Josaphat para os Ucranianos em Roma. Em 1974 foi promovido a reitor, cargou que desempenhou até 1994.

Em 1994 retornou à Ucrânia, assumindo a função de reitor do Seminário da diocese de Ivano-Frankivsk. No dia 24 de novembro de 1995, o Sínodo da Igreja Greco-Católica Ucraniana o nomeou Bispo Coadujtor de Ivano-Frankivsk. Sua eleição foi confirmada pelo Papa São João Paulo II em 02 de março de 1996.

Com o Papa São João Paulo II
Recebeu a Ordenação Episcopal em 12 de maio do mesmo ano, pelas mãos de Dom Miroslav Stefan Marusyn, então Secretário da Congregação para as Igrejas Orientais. Em 1997, com a renúncia de Dom Sofron Dmyterko, torna-se Bispo da Diocese de Ivano-Frankivsk.

Em 02 de junho de 2005, o Papa Bento XVI aceitou sua renúncia ao governo da diocese, tornando-o Bispo Emérito. Em novembro do ano passado, celebrou seus 90 anos com a Divina Liturgia presidida pelo Arcebispo-Maior, Dom Sviatoslav Shevchuk, celebração que noticiamos aqui no blog.

Oremos por seu descanso eterno:

Ó Deus, que chamastes ao ministério episcopal o vosso servo o Bispo Sofron, colocando-o entre os sucessores dos Apóstolos, concedei-lhe também associar-se a eles no convívio eterno. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Informações: Catholic Hierarchy e Diácono Elton Wonsik, via Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário