terça-feira, 7 de outubro de 2014

Iniciativas de oração pelo Sínodo dos Bispos

De 05 a 19 de outubro de 2014, acontece em Roma a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema: “Os desafios pastorais da família no contexto da Evangelização”. Nós, cristãos de todo o mundo, somos convidados a unirmo-noss em oração pelos trabalhos do Sínodo. 

Sugerimos aqui três iniciativas neste sentido:

1. A oração do Papa Francisco
Durante o Ângelus do dia 29 de dezembro de 2013, o Papa fez uma oração à Sagrada Família na intenção do Sínodo. Podemos recitá-la em nossa oração pessoal, nos momentos de oração comunitária e mesmo na Missa, após a Oração pós-Comunhão:

Oração à Sagrada Família
Jesus, Maria e José,
em Vós, contemplamos
o esplendor do verdadeiro amor,
a Vós, com confiança, nos dirigimos.

Sagrada Família de Nazaré,
tornai também as nossas famílias
lugares de comunhão e cenáculos de oração,
escolas autênticas do Evangelho
e pequenas Igrejas domésticas.

Sagrada Família de Nazaré,
que nunca mais se faça, nas famílias, experiência
de violência, egoísmo e divisão:
quem ficou ferido ou escandalizado
depressa conheça consolação e cura.

Sagrada Família de Nazaré,
que o Sínodo dos Bispos
possa despertar, em todos, a consciência
do carácter sagrado e inviolável da família,
a sua beleza no projeto de Deus.

Jesus, Maria e José,
escutai, atendei a nossa súplica.



2. Missa por um Sínodo
Nos dias em que são permitidas Missas por diversas necessidades (no Tempo Comum, em todos os dias de semana; nos domingos, com autorização do Bispo) pode-se utilizar o formulário da Missa por um Sínodo (Missal Romano, p. 886-887).
Recomenda-se manter as leituras do dia. Os paramentos podem ser brancos (festivos)  ou da cor do tempo (verdes).

Oração do dia:
Ó Deus, que governais e guardais a vossa Igreja, derramai em vossos servos o espírito de inteligência, de verdade e de paz, para que busquem de todo o coração o que vos agrada, e se esforcem por praticá-lo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Ou:
Ó Deus, que velais sobre nós com bondade e nos governais com amor, dai o vosso espírito de sabedoria àqueles a quem confiastes o governo da Igreja, para que levem o vosso povo a um maior conhecimento da verdade, e o torne cada vez mais santo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Oração sobre as oferendas:
Considerai, ó Deus de clemência, as ofertas dos vossos servos e derramai sobre eles a graça da vossa luz, para que compreendam o que é reto aos vossos olhos e cheios de confiança o realizem. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio: do Espírito Santo II (p. 949).
Pode-se rezar as Orações Eucarísticas I, II ou III.

Oração depois da Comunhão:
Concedei-nos, ó Deus de misericórdia, que o sacramento agora recebido confirme os vossos servos na verdade e os leve a procurar a vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Missa de abertura do Sínodo sobre a Nova Evangelização (2012)

3. Missa pela Família
Além da Missa pelo Sínodo, pode-se também rezar a Missa pela Família (Missal Romano, p. 934-935), nas mesmas condições que indicamos acima.

Oração do dia:
Ó Deus, que pela vossa lei destes à família um fundamento inabalável, concedei-nos seguir o exemplo da Sagrada Família para que, praticando as virtudes domésticas e o amor para com todos, alcancemos o prêmio eterno na alegria de vossa casa. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Oração sobre as oferendas:
Senhor nosso Deus, nós vos oferecemos este sacrifício de reconciliação e vos pedimos que firmeis as nossas famílias na graça e na paz. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Oração Eucarística: VI-B (Para diversas circunstâncias II), com prefácio próprio.

Oração depois da Comunhão:
Alimentados com o pão celeste, concedei-nos, Pai de bondade, imitar a família do vosso Filho, para que, após os sofrimentos desta terra, gozemos no céu o seu convívio eterno. Por cristo, nosso senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário