quinta-feira, 2 de outubro de 2014

As vimpas

Recentemente publicamos uma série de postagens sobre as Insígnias Episcopais. Resta falar sobre um paramento que está diretamente a elas ligado: as vimpas.


As vimpas são dois véus que os acólitos levam sobre os ombros para segurar a mitra e o báculo  (no caso do Papa, a férula) quando o bispo não os está usando. Estes acólitos recebem o nome de, respectivamente, mitrífero e baculífero.

O sentido das vimpas é prestar a devida reverência à mitra e ao báculo, sobre os quais já falamos nas respectivas postagens, além de preservar estas insígnias dos danos que podem advir do suor das mãos dos acólitos.
 
Bispo com mitrífero e baculífero portando vimpas vermelhas
Muito semelhantes ao véu umeral, as vimpas diferem-se deste pela simplicidade: enquanto o véu umeral (destinado a tocar o Santíssimo Sacramento) geralmente é feito com tecidos mais nobres e ornado com símbolos sacros, as vimpas comumente são feitas com tecido liso e não possuem nenhum ornato.

As vimpas podem ser da cor litúrgica do ofício celebrado ou sempre brancas. São o único paramento da cor litúrgica (além do cíngulo) que pode ser usado por ministros não ordenados.

Mitrífero e baculífero com vimpas roxas (nota-se um tecido mais nobre)
Ainda que seu uso não seja obrigatório, é muito conveniente que se utilizem as vimpas, tanto pelo seu sentido quanto pela sua praticidade, como dito acima. Recordo que nas celebrações presididas pelo Papa, os acólitos sempre fazem uso deste paramento para portar as insígnias pontifícias.

Sobre as funções do mitrífero e do baculífero nas celebrações litúrgicas, buscaremos falar mais pormenorizadamente em postagens futuras...

No centro da imagem, acólitos com vimpas acompanham o Santo Padre

Nenhum comentário:

Postar um comentário