segunda-feira, 3 de julho de 2023

Cardeal Péter Erdö toma posse da sua nova igreja titular

Na tarde do sábado, dia 01 de julho de 2023, o Cardeal Péter Erdö, Arcebispo de Esztergom-Budapeste (Hungria), tomou posse da sua nova igreja titular: Santa Maria Nova.

A cada Cardeal, com efeito, é confiado o cuidado espiritual de uma das igrejas de Roma, como expressão do seu vínculo com o Papa. Péter Erdö foi criado Cardeal por São João Paulo II em 2003, recebendo como igreja titular a Basílica de Santa Balbina.

Contudo, esta igreja foi fechada no início deste ano devido a problemas estruturais. Assim, foi confiado ao Cardeal Erdö o Título de Santa Maria Nova, que anteriormente pertencera ao Cardeal Ângelo Sodano, falecido em 2022.

Essa igreja, que remonta ao século IX, situada entre as ruínas do Fórum Romano e o Coliseu, está sob os cuidados dos monges Beneditinos Olivetanos. Posteriormente foi renomeada como Basílica de Santa Francisca Romana, cujas relíquias encontram-se na cripta da Basílica. O título cardinalício, porém, conservou o nome original da igreja.

O Cardeal Erdö presidiu a Missa do XIII Domingo do Tempo Comum, sendo assistido pelo Monsenhor L'ubomir Welnitz, Cerimoniário Pontifício.

Basílica de Santa Francisca Romana
(Santa Maria Nova)
Veneração da cruz
Aspersão dos fiéis
Oração diante do altar
Santa Missa: Ritos iniciais

Apresentação da bula de concessão do Título Cardinalício
Evangelho
Homilia

Oração sobre as oferendas
Oração Eucarística

Imagens: Vatican News e Magyar Kurír.

Nenhum comentário:

Postar um comentário