Na tarde do sábado, dia 01 de julho de 2023, o Cardeal Péter Erdö, Arcebispo de Esztergom-Budapeste (Hungria), tomou posse da sua nova igreja titular: Santa Maria Nova.
A cada Cardeal, com efeito, é confiado o cuidado espiritual de uma das igrejas de Roma, como expressão do seu vínculo com o Papa. Péter Erdö foi criado Cardeal por São João Paulo II em 2003, recebendo como igreja titular a Basílica de Santa Balbina.
Contudo, esta igreja foi fechada no início deste ano devido a problemas estruturais. Assim, foi confiado ao Cardeal Erdö o Título de Santa Maria Nova, que anteriormente pertencera ao Cardeal Ângelo Sodano, falecido em 2022.
Essa igreja, que remonta ao século IX, situada entre as ruínas do Fórum Romano e o Coliseu, está sob os cuidados dos monges Beneditinos Olivetanos. Posteriormente foi renomeada como Basílica de Santa Francisca Romana, cujas relíquias encontram-se na cripta da Basílica. O título cardinalício, porém, conservou o nome original da igreja.
O Cardeal Erdö presidiu a Missa do XIII Domingo do Tempo Comum, sendo assistido pelo Monsenhor L'ubomir Welnitz, Cerimoniário Pontifício.
Basílica de Santa Francisca Romana (Santa Maria Nova) |
Veneração da cruz |
Aspersão dos fiéis |
Oração diante do altar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário