terça-feira, 13 de setembro de 2022

A viagem do Papa Francisco ao Cazaquistão

De 13 a 15 de setembro de 2022 o Papa Francisco realiza uma Viagem Apostólica ao Cazaquistão, para participar do 7º Congresso de Líderes do Mundo e Religiões Tradicionais (VII Congress of Leaders of World and Traditional Religions). Esta será sua 38ª Viagem fora da Itália e a 11ª com destino à Ásia.

Logotipo da viagem

A viagem de Francisco será a segunda vez que o país da Ásia Central recebe o Sucessor de Pedro, após a visita de São João Paulo II de 22 a 25 de setembro de 2001 (seguida da viagem do Papa polonês à Armênia, nos dias 25 a 27).

O Congresso de Líderes do Mundo e Religiões Tradicionais, por sua vez, tem lugar em Nur-Sultan (antiga Astana), capital do Cazaquistão, a cada três anos. Surgiu em 2003 como uma proposta de diálogo diante da crescente onda de terrorismo e de extremismos religiosos.

Programa da viagem:

13 de setembro (terça-feira)

O Papa Francisco chega ao Aeroporto Internacional de Nur-Sultan no fim da tarde de terça-feira. Nesse dia têm lugar os encontros com o presidente da República e com as autoridades civis.

14 de setembro (quarta-feira)

Pela manhã o Papa participa da abertura do Congresso de Líderes do Mundo e Religiões Tradicionais junto a outros líderes religiosos.

Geralmente esse Congresso tem lugar no “Palácio da Paz e da Reconciliação” (Palace of Peace and Reconciliation). Este ano, porém, o encontro ocorrerá no “Palácio da Independência” (Palace of Independence) em Nur-Sultan.

À tarde, por sua vez, o Santo Padre preside a Missa da Festa da Exaltação da Santa Cruz junto ao Nur-Sultan Expo Ground, um centro de exposições na capital cazaque.

Vitral do Palácio da Paz e Reconciliação (Nur-Sultan)

15 de setembro (quinta-feira)

A manhã do terceiro dia de viagem será marcada pelo encontro privado com os membros da Companhia de Jesus (jesuítas) na sede da Nunciatura Apostólica e pelo encontro com os Bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e seminaristas na Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Nur-Sultan.

À tarde, por fim, o Papa participa da conclusão do Congresso, novamente no “Palácio da Independência”, dirigindo-se em seguida ao Aeroporto para o retorno a Roma.

Alguns dados da Igreja Católica no Cazaquistão:

Número de católicos: 125.000 (0,1% da população)
Dioceses: 05
Paróquias: 81

Bispos: 06
Sacerdotes diocesanos: 78
Sacerdotes religiosos: 26
Diáconos permanentes: 01
Religiosos (as): 138
Seminaristas: 09

Escolas católicas: 04
Universidades católicas: 01
Hospitais e ambulatórios: 02
Asilos: 02
Orfanatos: 03
Outras instituições sociais: 36

Estátua de São João Paulo junto à Catedral de Nur-Sultan
Construída em comemoração à sua visita ao país em 2001

Programa da viagem e estatísticas: Boletim de imprensa da Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário