segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Homilia do Papa: Festa do Batismo do Senhor

Festa do Batismo do Senhor
Celebração da Santa Missa e Batismo de algumas crianças
Homilia do Papa Francisco
Capela Sistina
Domingo, 12 de janeiro de 2020

Como Jesus foi batizar-se, assim também vocês trouxeram seus filhos para o Batismo.
Jesus respondeu a João:Devemos cumprir toda a justiça” (cf. Mt 3,15). Batizar um filho é um ato de justiça para com ele. E por quê? Porque nós no Batismo lhe damos um tesouro, nós no Batismo lhe damos um penhor: o Espírito Santo. A criança sai do Batismo com a força do Espírito Santo dentro de si: o Espírito que a defenderá, a ajudará, durante toda a vida. Por isso é tão importante batizá-las quando crianças, para que cresçam com a força do Espírito Santo.
Esta é a mensagem que eu gostaria de deixar-vos hoje. Vós trouxestes os vossos filhos hoje para que recebam dentro o Espírito Santo. E cuidai que cresçam com a luz, com a força do Espírito Santo, mediante a catequese, a ajuda, o ensinamento, os exemplos que vós dareis em casa... Esta é a mensagem.
Eu não gostaria de dizer mais nada. Apenas um aviso. As crianças não estão acostumadas a vir à Sistina, é a primeira vez! Não estão acostumadas a estarem fechadas em um ambiente também um pouco quente. E não estão habituadas a estarem vestidas assim, para uma festa tão bela como hoje. Sentir-se-ão um pouco desconfortáveis a qualquer momento. E começará um a chorar... – o concerto ainda não começou! – mas começará um, depois o outro... Não se assustem, deixem-nas chorar e gritar. Mas, se a tua criança chora e se lamenta, talvez é porque tem muito calor: tirai-lhe qualquer coisa; ou porque tem fome: amamentai-a, aqui, sim, sempre em paz. Uma coisa que eu disse também o ano passado: eles têm uma dimensão “coral”: é suficiente que um dê o “lá” e começam todos, e se fará o concerto. Não se assustem. É uma bela oração quando uma criança chora na igreja, é uma bela oração. Façam de modo que se sintam bem e sigamos adiante.
Não se esqueçam: as crianças levam o Espírito Santo dentro de si.


Tradução nossa do texto italiano divulgado pela Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário