domingo, 26 de janeiro de 2020

Eleito novo Decano do Colégio dos Cardeais

Na manhã do dia 25 de janeiro de 2020 a Santa Sé divulgou a aprovação do Papa Francisco à eleição dos novos Decano e Vice-Decano do Colégio dos Cardeais: o novo Decano é o Cardeal Giovanni Battista Re, Prefeito Emérito da Congregação para os Bispos; o novo Vice-Decano é o Cardeal Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais.

Cardeal Giovanni Battista Re: Decano do Colégio dos Cardeais


Giovanni Battista Re nasceu em Borno (Itália) a 30 de janeiro de 1934 e foi ordenado sacerdote a 03 de março de 1957, para a Diocese de Bréscia.

Em 09 de outubro de 1987 o Papa João Paulo II o nomeia Secretário da Congregação dos Bispos, recebendo a ordenação episcopal a 07 de novembro do mesmo ano. Em 1989 é transferido para a Secretaria de Estado como Substituto para Assuntos Gerais.

Em 16 de setembro do ano 2000 o Papa o nomeia Prefeito da Congregação para os Bispos e o cria Cardeal no Consistório de 21 de fevereiro de 2001, concedendo-lhe o Título presbiteral dos Santos XII Apóstolos. No ano seguinte é promovido à Ordem Episcopal como Cardeal Bispo de Sabina-Poggio Mirteto.

Em 30 de junho de 2010 apresenta sua renúncia ao ofício de Prefeito da Congregação para os Bispos. Em 2013, como primeiro dos Cardeais Bispos eleitores, preside o conclave que elegeu o Papa Francisco. Em 10 de junho de 2017 é nomeado Vice-Decano do Colégio dos Cardeais.

Com a sua nomeação como Decano, válida por um período de cinco anos, torna-se também Cardeal Bispo da Diocese Suburbicária de Óstia, mantendo o título anterior de Sabina-Poggio Mirteto.

Como Decano caberá a ele presidir as exéquias dos Cardeais falecidos em Roma, as eventuais exéquias do Sumo Pontífice e, em um conclave, presidir a Missa pela eleição do Papa e impor o anel do pescador ao eleito. Possuindo mais de 80 anos, não poderia presidir o conclave propriamente dito.

Cardeal Leonardo Sandri: Vice-Decano do Colégio dos Cardeais


Leonardo Sandri nasceu em Buenos Aires (Argentina) a 18 de novembro de 1943 e foi ordenado sacerdote a 02 de dezembro de 1967.

Foi nomeado Núncio Apostólico na Venezuela em 22 de julho de 1997, recebendo a ordenação episcopal em 11 de outubro do mesmo ano. No dia 01 de março de 2000 foi transferido para a Nunciatura do México e em 16 de setembro do mesmo ano retorna a Roma como Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado. Neste ofício, coube a ele a missão de dar ao mundo a notícia da morte do Papa João Paulo II em 02 de abril de 2005.

Em 09 de junho de 2007 o Papa Bento XVI o nomeia Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, criando-o Cardeal no Consistório de 24 de novembro do mesmo ano, para a Diaconia de São Brás e São Carlos “ai Catinari”.

Em 19 de maio de 2018, após completar 10 anos como Cardeal, é promovido à Ordem Presbiteral. Em 26 de junho seguinte o Papa Francisco o eleva à Ordem Episcopal, mantendo a mesma igreja titular.

Como Vice-Decano do Colégio dos Cardeais caberia a ele a presidência de um eventual conclave, uma vez que o Decano possui mais de 80 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário