quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

A Liturgia Eucarística: Encontro de Pastoral Litúrgica 2002

Seguindo nossa série de postagens sobre os Encontros de Pastoral Litúrgica (ENPL) promovidos pelo Secretariado Nacional de Liturgia de Portugal, apresentamos neste mês o 28º ENPL, que aconteceu de 22 a 26 de julho de 2002, com o tema “A Liturgia Eucarística”.

Este encontro continuou o do ano anterior, sobre a Liturgia da Palavra, completando assim a reflexão sobre as duas mesas da celebração, a Palavra e a Eucaristia.

Seguem os áudios de quatro conferências deste Encontro de Pastoral Litúrgica:

1 ª Conferência:  A Eucaristia na Sagrada Escritura
Pe. Dr. José António Morais Palos

O palestrante analisa primeiramente as referências à Eucaristia no Novo Testamento, divididas em três grupos: os textos sobre a comunidade que celebra o culto, os relatos da instituição e os textos que fazem alusões mais ou menos diretas. Em seguida se apresentam os antecedentes judaicos da Oração Eucarística a partir das bênçãos, especialmente antes das refeições.

2 ª Conferência:  A Oração Eucarística
Pe. Dr. Luís Manuel Pereira da Silva

Após apresentar algumas raízes históricas (Didaché, Constituições Apostólicas, Traditio Apostolica), o palestrante analisa cada uma das dez partes da Oração Eucarística no Rito Romano: diálogo inicial, prefácio, santo, pós-santo, 1ª epiclese, narrativa da instituição, anamnese ou memorial, 2ª epiclese, intercessões e doxologia final.

Pe. Dr. Carlos Manuel Patrício de Aquino

Depois da uma introdução geral, retomando um pouco das conferências anteriores, o palestrante refletiu sobre as novas Orações Eucarísticas do Missal Romano, inseridas no contexto da reforma do Concílio Vaticano II, apresentando de cada uma delas um breve histórico e as suas principais características.

Pe. Dr. João da Silva Peixoto

Por fim, nesta última conferência o palestrante centra a sua reflexão na celebração da Liturgia Eucarística, destacando primeiramente a importância da formação: “mais que inovar, é preciso educar liturgicamente”. Em seguida se reflete sobre alguns elementos da Liturgia Eucarística: as posições corporais e gestos dos fiéis (em pé, de joelhos, receber a Comunhão) e os símbolos (pão e vinho, água).


Fonte: Secretariado Nacional de Liturgia

Nenhum comentário:

Postar um comentário