sábado, 29 de setembro de 2018

Nota de falecimento: Dom Dirceu Vegini

Com pesar noticiamos o falecimento na manhã de hoje, 29 de setembro de 2018, de Dom Dirceu Vegini, Bispo Diocesano de Foz do Iguaçu (PR).


Dom Dirceu Vegini nasceu em 14 de abril de 1952, na cidade de Massaranduba (SC), pertencente à Diocese de Joinville. Estudou Filosofia nas Faculdades Associadas do Ipiranga, em São Paulo, (1974-1976), e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, (1979-1982).

Incardinado na Diocese de Apucarana (PR), foi ordenado sacerdote no dia 21 de janeiro de 1984, em sua cidade natal, por Dom Domingos Gabriel Wisniewski, então Bispo de Apucarana.

Desempenhou os seguintes serviços: pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Jacutinga (1984-1988); pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Colorado (1988-2010); Membro do Conselho Presbiteral e do Conselho de Pastoral; Diretor da Rádio da Paróquia de Colorado.

No dia 15 de março de 2006 o Papa Bento XVI o nomeou Bispo Titular de Puzia di Bizacena e Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba. Recebeu a ordenação episcopal no dia 02 de junho do mesmo ano, em Apucarana. O ordenante principal foi Dom Domingos Gabriel Wisniewski, Bispo Emérito de Apucarana. Os co-ordenantes foram Dom Luiz Vicente Bernetti, Bispo de Apucarana, e Dom Moacyr José Vitti, Arcebispo de Curitiba.


Na Arquidiocese de Curitiba, tendo sido designado para a Região Episcopal Norte, realizou a Visita Pastoral em 37 das 40 paróquias que compõem esta Região.

No dia 20 de outubro de 2010, o Papa Bento XVI o nomeou Bispo Diocesano de Foz do Iguaçu, sucedendo Dom Laurindo Guizzardi, que havia renunciado por limite de idade. Tomou posse do seu ofício no dia 30 de dezembro do mesmo ano.

Por várias vezes neste blog publicamos fotos das celebrações de Dom Dirceu Vegini em Foz do Iguaçu, destacando seu zelo à Liturgia, sempre unido à sua proximidade das pessoas.


Dom Dirceu estava internado desde o dia 30 de agosto em um hospital de Foz do Iguaçu para um tratamento de câncer no fígado. Faleceu nesta manhã devido a uma parada cardíaca decorrente de complicações devidas aos procedimentos cirúrgicos.

Que Deus o receba em sua glória e o recompense por tanto bem que fez pela Igreja. Os santos arcanjos, que hoje celebramos, o levem na paz, e sua memória seja eterna!

Ó Deus, que chamastes ao ministério episcopal o vosso servo Bispo Dirceu Vegini, colocando-o entre os sucessores dos Apóstolos, concedei-lhe também associar-se a eles no convívio eterno. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Com informações do site da Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário