sábado, 4 de agosto de 2018

Homilia: XVIII Domingo do Tempo Comum - Ano B

Orígenes
Sermão 16 sobre o Livro do Gênesis
Fome de ouvir a Palavra do Senhor

Eis que chegarão dias - oráculo do Senhor - em que enviarei fome ao país; não fome de pão nem sede de água, mas de ouvir a Palavra do Senhor. Percebes que tipo de fome é a que atormenta aos pecadores? Percebes qual é a fome que se abaterá sobre o país? O homem terreno aspira às coisas terrenas e não é capaz de perceber o que é próprio do Espírito de Deus; padece fome da Palavra de Deus, não escuta os preceitos da lei, desconhece a correção dos profetas, ignora os consolos apostólicos, não reage à medicação do Evangelho.

Mas, para os justos e para aqueles que meditem a sua lei dia e noite, a sabedoria colocou a sua mesa, matou as suas rezes, misturou seu vinho na taça e o anuncia aos brados, não para que todos acorram, não para que venham a seu banquete os abastados, os ricos ou os sábios deste mundo, mas para que venham - se existem - os simples, ou seja, se existe algum que seja humilde de coração, que em outro lugar são denominados “pobres em espírito”, porém ricos na fé: estes sim, estes que acorram ao banquete da sabedoria e, saciados de seus manjares, expulsem a fome que se abate sobre o país. E tu, cuidado, para que não te tomem por um egípcio e morras de fome; não aconteça que, concentrado nos negócios deste mundo, te apartes dos manjares da sabedoria que diariamente se oferecem nas igrejas de Deus.

Porque se te fazes de surdo ao que se lê ou se comenta na igreja, é inevitável que padeças fome da Palavra de Deus. Porém, se descendes da estirpe de Abraão e conservas a nobreza da raça de Israel, a lei continuamente te alimenta, te nutrem os profetas e os apóstolos te oferecerão opulentos banquetes. Os próprios evangelhos te convidarão a sentar-te com Abraão, Isaac e Jacó no reino do pai, para que ali comas da árvore da vida e bebas o vinho da vide verdadeira, o vinho novo, em companhia de Cristo no reino de seu Pai. Pois destes manjares não podem jejuar nem padecer fome os amigos do noivo, enquanto o noivo está com eles.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 442-443. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Para ler uma homilia de Santo Ambrósio para este domingo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário