sexta-feira, 24 de agosto de 2018

A viagem do Papa à Irlanda


Entre os dias 25 e 26 de agosto de 2018 o Papa Francisco realiza uma viagem à Irlanda para concluir o IX Encontro Mundial das Famílias. Esta é sua vigésima quarta viagem fora da Itália e a segunda vez que participa de um Encontro Mundial das Famílias (sendo o anterior na Filadélfia em 2015).


O Encontro tem como tema “O Evangelho da Família: Alegria para o mundo”, inspirado na Exortação Apostólica Amoris Laetitia. Desde o dia 21 de agosto as famílias participam de celebrações, catequeses e atividades culturais. São previstos também momentos especiais para as crianças e jovens.

Esta será a 24ª Viagem Apostólica do Papa Francisco fora da Itália e sua segunda participação em um Encontro Mundial das Famílias. Francisco é o segundo Papa a visitar a Irlanda, após a visita de São João Paulo II em 1979.

João Paulo II na Irlanda (1979)
Programa da viagem:
O Papa Francisco chega à capital, Dublin, na manhã do sábado, dia 25. Seu primeiro compromisso é a visita ao Presidente da República, seguido de um encontro com as autoridades. Na parte da tarde está prevista a visita a Catedral de Santa Maria e a um Centro de Acolhimento para Famílias. À noite, o Papa participa da “Festa das Famílias”, uma Vigília de oração com as famílias no Croke Park Stadium.

No domingo, dia 26, o Santo Padre dirige-se pela manhã à cidade de Knock, onde visita o Santuário Mariano de Knock, principal destino de peregrinação dos católicos irlandeses. No Santuário, o Papa rezará o Ângelus com os fiéis.

De volta a Dublin, na parte da tarde, Francisco preside a Santa Missa de encerramento do Encontro Mundial das Famílias no Phoenix Park (Atualização: confira aqui a homilia e as fotos da celebração). No final da Missa se anuncia o local e a data do próximo Encontro (Atualização: o X Encontro acontecerá em Roma no ano de 2021). Após a Missa, o último compromisso antes do retorno à Roma é um encontro com os Bispos irlandeses.

Ícone da Sagrada Família feito para o Encontro
Alguns dados da Igreja Católica na Irlanda:

Número de católicos: 5.331.000 (76,1% da população)
Dioceses e outras circunscrições eclesiásticas: 26
Paróquias: 1.359
Outros centros de pastoral: 40

Bispos: 56
Sacerdotes diocesanos: 2.542
Sacerdotes religiosos: 1.793
Diáconos permanentes: 132
Religiosos (as): 823
Seminaristas: 160

Escolas católicas: 3.974 (844.670 estudantes)
Universidades católicas: 9 (22.775 estudantes)
Hospitais: 21
Asilos: 36
Orfanatos: 33
Outras instituições sociais: 68


Informações: Santa Sé

Nenhum comentário:

Postar um comentário