segunda-feira, 16 de julho de 2018

Exéquias do Cardeal Jean-Louis Tauran

No último dia 12 de julho foram celebradas no altar da Cátedra da Basílica Vaticana as Exéquias do Cardeal Jean-Louis Tauran, falecido no dia 05 de julho.

A Santa Missa foi presidida pelo Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano. O Papa Francisco assistiu à Missa e, no final, presidiu os ritos da Última Encomendação e Despedida.

O Santo Padre foi assistido pelo Mons. Diego Giovanni Ravelli, uma vez que Mons. Guido Marini está na Irlanda preparando a viagem do Papa ao país em agosto.

Papa Francisco aguarda o início da Missa

Homilia do Cardeal Sodano
Aspersão do féretro
 
Incensação





Confira também o vídeo da celebração:

4 comentários:

  1. Olá, a cor litúrgica para as exéquias não é roxa ou preta ?, porque do uso da cor vermelha ? tem ligação por ser cardeal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma antiga tradição que o Papa celebre as exéquias dos Cardeais em vermelho. Também as exéquias do próprio Papa são celebradas em vermelho.
      Isto, porém, vale apenas para o Papa: a Missa exequial de um Cardeal fora do Vaticano é celebrada normalmente de roxo ou preto.

      Excluir
  2. Porque o Papa não celebra a missa de exequia dos cardeais, uma vez que é o próprio Papa quem os elege cardeais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, a Liturgia Papal era particularmente complexa. Assim, o Papa presidia apenas as celebrações mais solenes.
      Surgiu portanto o costume, conservado até hoje, de que a Missa Exequial dos Cardeais residentes em Roma seja celebrada pelo Decano do Colégio Cardinalício, enquanto o Papa preside apenas os ritos da Última Encomendação, no final da Missa.

      Excluir