No último dia 12 de julho foram celebradas no altar da Cátedra da Basílica Vaticana as Exéquias do Cardeal Jean-Louis Tauran, falecido no dia 05 de julho.
A Santa Missa foi presidida pelo Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano. O Papa Francisco assistiu à Missa e, no final, presidiu os ritos da Última Encomendação e Despedida.
O Santo Padre foi assistido pelo Mons. Diego Giovanni Ravelli, uma vez que Mons. Guido Marini está na Irlanda preparando a viagem do Papa ao país em agosto.
Papa Francisco aguarda o início da Missa |
Homilia do Cardeal Sodano |
Aspersão do féretro |
Incensação |
Confira também o vídeo da celebração:
Olá, a cor litúrgica para as exéquias não é roxa ou preta ?, porque do uso da cor vermelha ? tem ligação por ser cardeal ?
ResponderExcluirÉ uma antiga tradição que o Papa celebre as exéquias dos Cardeais em vermelho. Também as exéquias do próprio Papa são celebradas em vermelho.
ExcluirIsto, porém, vale apenas para o Papa: a Missa exequial de um Cardeal fora do Vaticano é celebrada normalmente de roxo ou preto.
Porque o Papa não celebra a missa de exequia dos cardeais, uma vez que é o próprio Papa quem os elege cardeais?
ResponderExcluirAntes da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, a Liturgia Papal era particularmente complexa. Assim, o Papa presidia apenas as celebrações mais solenes.
ExcluirSurgiu portanto o costume, conservado até hoje, de que a Missa Exequial dos Cardeais residentes em Roma seja celebrada pelo Decano do Colégio Cardinalício, enquanto o Papa preside apenas os ritos da Última Encomendação, no final da Missa.
Gostaria de saber, onde posso encontrar a informação segundo a qual só o papa pode celebrar as exéquias de um cardeal de vermelho.
ExcluirGostaria que me dissessem, onde posso encontrar a informação segunda a qual só o papa pode celebrar as exéquias de um cardeal de vermelho.
ResponderExcluirA Instrução Geral do Missal Romano indica que a cor para os Ofícios e Missas dos Defuntos é o roxo ou o preto (n. 346). Esta é a regra geral, que vale para todos.
ExcluirO uso do vermelho por parte do Papa, portanto, é uma exceção. Porém, não há um livro propriamente dito com as particularidades da Liturgia Papal.