Dentro da renovação litúrgica trazida com o Concílio
Vaticano II, abordamos nos programas passados o tema da renovação da liturgia
eucarística a partir da aclamação pós-conciliar que foi introduzida na liturgia
depois da consagração: “Eis o mistério de nossa fé! Anunciamos Senhor a vossa
morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde Senhor Jesus”.
No programa de hoje, Padre Gerson Schmidt, incardinado na
Arquidiocese de Porto Alegre e que tem nos acompanhado neste percurso, nos fala
sobre as cinco maneiras de Cristo estar presente na celebração eucarística:
“A Constituição Sacrossanctum Concilium, sobre a renovação da
Liturgia, em seu n. 7, assim se expressa sobre as cinco formas de presença de
Cristo na ação litúrgica. São cinco as maneiras de Cristo estar presente na
celebração eucarística, segundo a SC: “Cristo está sempre presente na sua
Igreja, especialmente nas ações litúrgicas. Está presente no sacrifício da
Missa, quer na pessoa do ministro - ‘O que se oferece agora pelo ministério
sacerdotal é o mesmo que se ofereceu na Cruz’ - quer e, sobretudo, sob as
espécies eucarísticas. Está presente com o seu dinamismo nos Sacramentos, de
modo que, quando alguém batiza, é o próprio Cristo que batiza. Está presente na
sua palavra, pois é Ele que fala ao ser lida na Igreja a Sagrada Escritura.
Está presente, enfim, quando a Igreja reza e canta, Ele que prometeu: ‘Onde
estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles' (Mt
18,20)”.
Vamos comentar então e deixar mais claro, ao ouvinte, essas
cinco formas de Cristo estar presente na celebração eucarística:
1. Presente Cristo pelo ministro que celebra - O sacerdote
que preside a celebração faz as vezes de Cristo, age “in persona Cristhi” - na pessoa de Cristo. Portanto, presente o
ministro, presente o próprio Cristo. Cristo disse: “quem vos acolhe, a mim
acolhe; quem vos rejeita, a mim rejeita” (Mt 10,40).
2. Presente Cristo nas espécies eucarísticas – “Tomai e comei
todos vós: isto é meu corpo; tomai e bebei: isto é meu sangue”. Pela
transubstanciação, Cristo se faz presente de maneira “real, verdadeira e
substancial” - palavras exatas como foi a definição do Concílio de Trento -
diante de tantas controvérsias luteranas.
3. Presente Cristo nos sacramentos - A Eucaristia como tal,
por ser um sacramento - traduzido como sinal visível e eficaz do amor de Deus -
realiza o que significa, atualiza o mistério pascal da salvação e presença do
ressuscitado na ação litúrgica.
4. Presente Cristo na sua Palavra - A Palavra proclamada em
assembleia tem uma força especial, presentificando o próprio Deus em meio a um
povo da escuta. Como diz a Sacrossanctum Concilium que Deus mesmo quem fala
quando são lidas as Sagradas Escrituras na igreja (SC, 7).
5. Presente Cristo na comunidade de amor - Cristo prometeu
que “onde dois ou mais estivessem reunidos em seu nome”, Ele garantiria a sua
presença concreta e real. É a afirmativa do evangelho de Mateus: 18,20.
Reunidos “em seu nome” entendemos também aqui o mandamento do amor. Onde
vivemos o amor, garantimos a presença de Deus entre nós. Poderíamos quase
arriscar uma sexta presença de Cristo na
liturgia pelo amor. Não só reunidos em seu nome, por causa dele,
mas celebrando e vivendo uma verdadeira koinonia, uma presença real de Cristo no amor vivido,
celebrado e partilhado. “Onde está o amor, aí está Deus".
Nenhum comentário:
Postar um comentário