domingo, 1 de outubro de 2017

Monsenhor Guido Marini: 10 anos como Mestre de Cerimônias Pontifícias

Quem acompanha as grandes celebrações litúrgicas presididas pelo Papa Francisco, tanto em Roma quanto nas Viagens Apostólicas, pode perceber sempre à sua esquerda um sacerdote, responsável pela organização de todas as celebrações. Trata-se do Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, ofício que é exercido nos últimos dez anos por Monsenhor Guido Marini.


Guido Marini nasceu em 31 de janeiro de 1965 em Gênova, Itália. É mestre em Psicologia da Comunicação pela Pontifícia Universidade Salesiana e Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Foi ordenado sacerdote em 04 de fevereiro de 1989, incardinado na Arquidiocese de Gênova.

Como sacerdote, foi secretário dos Arcebispos de Gênova: Cardeal Giovanni Canestri (1988-1995), Cardeal Dionigi Tettamanzi (1995-2002) e Cardeal Tarcísio Bertone (2002-2006). Desde o tempo do Cardeal Tettamanzi até 2007 foi também Mestre de Cerimônias da Arquidiocese.

Neste período foi ainda professor de Direito Canônico na Faculdade de Teologia da Itália Setentrional, Cônego do Cabido da Catedral de Gênova (desde 2002), Reitor da Catedral São Lourenço (2003 a 2007) e Diretor Espiritual do Seminário da Arquidiocese (2004 a 2007).

Em 01 de outubro de 2007, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Mestre de Celebrações Litúrgicas Pontifícias, substituindo Dom Piero Marini, que exercia este ofício desde 1987. O Papa concedeu-lhe, com esta nomeação, o título de Monsenhor Prelado de Honra.


Como Mestre de Cerimônias, Monsenhor Marini realizou pequenas modificações em alguns ritos presididos pelo Papa (imposição do pálio, Consistório para criação de Cardeais, canonizações). Com a renúncia do Papa Bento XVI, organizou o Conclave que elegeu o Papa Francisco.

Este o confirmou em seu ofício, nomeando-o ao mesmo tempo Consultor da Congregação para as Igrejas Orientais. Junto ao Papa Francisco, organizou as celebrações do recente Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

O Cerimonial dos Bispos apresenta no n. 35 as três principais qualidades de um bom cerimoniário: piedade, paciência e diligência. Podemos ver claramente estas qualidades no Monsenhor Marini: percebe-se em sua atitude como Mestre de Cerimônias uma tranquilidade própria do orante, daquele que vive o mistério que se celebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário