quinta-feira, 24 de março de 2016

Homilia: Missa da Ceia do Senhor

Santo Ambrósio
Sobre os Sacramentos
Cristo, autor da Eucaristia”

Quem é o autor dos sacramentos, a não ser o Senhor Jesus? Do céu vieram estes sacramentos, porque todo bom conselho vem do céu. Verdadeiramente foi um milagre muito grande e divino quando Deus fez chover o maná do céu para o povo, e ele comia sem trabalhar. Mas talvez me digas: “Meu pão é pão comum”. Porém, este pão é pão antes das palavras sacramentais; mas uma vez que recebe a consagração, o pão se converte em carne de Cristo. Vamos, pois, demonstrá-lo.
Como pode o que é pão ser corpo de Cristo? E a consagração, com que palavras ela se realiza, e quem as disse? Com as palavras que disse o Senhor Jesus. Porque tudo que é dito antes da consagração, são palavras do sacerdote: louvores a Deus, intercessões pelo povo, pelos reis, por todos; mas, quando chega o momento de se realizar o sacramento venerável, então o sacerdote não fala com suas palavras, mas emprega as de Cristo. Portanto, é a palavra de Cristo que realiza este sacramento.
Qual é a palavra de Cristo? Aquela através da qual tudo foi feito. O Senhor ordenou, e o céu foi feito; o Senhor ordenou, e a terra foi feita; o Senhor ordenou, e se fizeram os mares; o Senhor ordenou, e todas as criaturas foram feitas. Observa, pois, que poder tem a palavra de Cristo. E se existe tanto poder na palavra do Senhor Jesus, que começou a ser o que antes não era, quanto mais eficaz ela é para que as coisas já existentes se transformem em outra coisa? O céu não existia, nem o mar, nem a terra; porém,  escuta a Davi: ele falou e tudo foi feito; ele ordenou e as coisas vieram à existência.
Vede, então, como te respondo: Antes da consagração não era corpo de Cristo, porém, depois da consagração te afirmo que já é corpo de Cristo. Ele o disse, e assim se fez; ele ordenou, e foi criado. Tu mesmo existias, mas eras uma criatura velha; depois de consagrado, começaste a ser uma nova criatura. Queres saber que nova criatura tu és? Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura...
Não percebe de tudo isto quanto poder tem a palavra celestial? Se teve poder sobre uma fonte terrena, se a celestial palavra pôde realizar outras coisas, não realizará também nos sacramentos celestiais? Já aprendeste que do pão se faz o corpo de Cristo, e que no cálice se deita vinho e água, porém, pela consagração da palavra celestial se torna sangue.
Mas talvez me digas: “Eu não vejo aparência de sangue”. Mas tem semelhança. Pois assim como recebeste uma morte semelhante, assim também bebes uma semelhança de sangue precioso, para que não tenhas repugnância ao sangue, e, de outra parte, realize-se o preço da redenção. Sabes, portanto, que o que recebes é o corpo de Cristo.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 581-582. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de Santo Efrém para esta celebração clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário