terça-feira, 17 de março de 2015

Papa Francisco anuncia Jubileu Extraordinário


Durante uma celebração penitencial na Basílica de São Pedro no último dia 13 de março, Sua Santidade o Papa Francisco anunciou um Jubileu Extraordinário: o Ano Santo da Misericórdia.


Um Jubileu é um tempo especial de graça, enriquecido de indulgências, que a Igreja concede de tempos em tempos. A cada 25 anos se celebra um Jubileu Ordinário (o último foi no ano 2000), e quando o Papa decide pode convocar também um Jubileu Extraordinário (o último foi convocado por São João Paulo II em 1983).

O Ano Santo da Misericórdia se iniciará no dia 08 de dezembro de 2015, Solenidade da Imaculada Conceição, e se encerrará no dia 20 de novembro de 2016, Solenidade de Cristo Rei.

A organização do Jubileu ficou sob responsabilidade do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, cujo presidente é Dom Rino Fisichella. Este mesmo Conselho preparou o Ano da Fé em 2012-2013.

Papa Francisco e Dom Fisichella no encerramento do Ano da Fé
Segundo informações divulgadas pela Rádio Vaticano, o anúncio solene do Jubileu, com a leitura da Bula de Convocação, será feito no Domingo da Misericórdia (II Domingo da Páscoa) deste ano.

A Abertura do Jubileu, que coincide com o cinquentenário da conclusão do Concílio Vaticano II, se dará com o solene rito da abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro. Esta porta só é aberta durante os Jubileus, para indicar o caminho especial de graça concedido ao longo deste ano.

Porta Santa da Basílica de São Pedro
Também as outras Basílicas Maiores (São João do Latrão, São Paulo Fora dos Muros e Santa Maria Maior) possuem Portas Santas, que serão posteriormente abertas pelo Papa ou por Cardeais Legados.

Foi evidenciado também que o Ano Santo da Misericórdia coincide com o ano litúrgico C, no qual de lê principalmente o Evangelho de São Lucas, conhecido como o “evangelista da misericórdia”.


Rezemos para que este Jubileu possa ser de fato um novo tempo na vida da Igreja, um tempo de graça e salvação, a fim de que corramos ao encontro da misericórdia divina e a testemunhemos ao mundo!


Com informações da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário