sábado, 28 de março de 2015

A Missa in Coena Domini de 2005 no Vaticano

Na noite de 24 de março de 2005, Quinta-feira Santa, foi celebrada a última Missa in Coena Domini (Missa da Ceia do Senhor) do pontificado de São João Paulo II. A Santa Missa foi presidida pelo Cardeal Alfonso López Trujillo, Presidente do Pontifício Conselho para a Família (falecido em 2008), na Basílica de São Pedro.

Ritos iniciais
Bênção ao diácono para o Evangelho
Homilia
Lava pés
Incensação das oferendas
O Santo Padre acompanhou a celebração de seu quarto, pela televisão, e enviou a seguinte mensagem:

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE JOÃO PAULO II PARA A MISSA
"IN COENA DOMINI"
Quinta-feira Santa, 24 de Março de 2005

Caríssimos Irmãos e Irmãs!
Com a mente e com o coração estou próximo de vós, reunidos junto do túmulo do Apóstolo Pedro para a Santa Missa in Coena Domini, que constitui o primeiro acto do Tríduo Pascal, auge do ano litúrgico. Saúdo-vos com grande afecto e, de modo especial, saúdo e agradeço ao Cardeal Alfonso López Trujillo, que preside a solene celebração. Dirijo um pensamento de especial deferência ao Corpo Diplomático.
Nesta tarde de Quinta-Feira Santa, Cristo convida-nos a voltar espiritualmente com ele ao Cenáculo, para nos fazer entrar profundamente no mistério da sua Páscoa. Na vigília da sua morte, Ele realizou dois sinais, que cada ano se renovam na liturgia.
Primeiro, lavou os pés dos Apóstolos, querendo dar-lhes o exemplo de um amor que se faz humilde e de serviço concreto. Depois, consagrou o pão e o vinho, como sacramento do seu Corpo e do seu Sangue, oferecidos em Sacrifício para a nossa salvação. Quis dedicar, precisamente ao Sacramento da Eucaristia, o ano que estamos a viver: ele tem nesta celebração um seu momento altamente significativo.
Que Maria nos ajude a aproximarmo-nos com fé a este sumo e inestimável Mistério do amor divino. Espiritualmente presente, rezo convosco, e a todos abençoo com afecto.
Do Vaticano, 24 de Março de 2005.

JOÃO PAULO II


Nenhum comentário:

Postar um comentário