sábado, 28 de março de 2015

A Missa Crismal de 2005 no Vaticano

Na manhã do dia 24 de março de 2005, Quinta-feira Santa, foi celebrada a última Missa Crismal do pontificado de São João Paulo II. A Santa Missa foi presidida pelo Cardeal Giovanni Battista Re, então Prefeito da Congregação para os Bispos (atualmente Emérito), na Basílica de São Pedro.

Ritos iniciais
Liturgia da Palavra
Homilia
Bênção dos óleos

O Santo Padre acompanhou a celebração de seu quarto, pela televisão, e enviou a seguinte mensagem:

MENSAGEM DO PAPA JOÃO PAULO II POR OCASIÃO DA CELEBRAÇÃO DA MISSA CRISMAL NA QUINTA-FEIRA SANTA
24 de Março de 2005

Caríssimos Sacerdotes
Estimados Irmãos e Irmãs
Uno-me idealmente a todos vós, que estais reunidos na Basílica Vaticana para a celebração da solene Santa Missa do Crisma. Saúdo o Cardeal Giovanni Battista Re, que preside ao sagrado rito, juntamente com os venerados Irmãos Cardeais e Bispos. Saúdo-vos, prezados sacerdotes da Diocese de Roma, e vós que vindes de numerosas outras regiões do mundo. Saúdo-vos, caros diáconos, dilectos religiosos e religiosas, e estimados fiéis que representais todo o Povo de Deus.
Com a presente celebração litúrgica, comemoramos o dia em que Cristo comunicou o seu sacerdócio aos Apóstolos. Nós, sacerdotes, revivemos os momentos de intimidade espiritual que Jesus compartilhou no Cenáculo com os seus "amigos", na vigília da sua paixão, morte e ressurreição. Nós somos os seus "amigos" e, com o coração repleto de gratidão, renovamos as promessas sacerdotais, formuladas com entusiasmo generoso no dia da nossa Ordenação.
Caríssimos, dos meus aposentos estou espiritualmente no meio de vós, através da televisão.
Juntamente convosco, dou graças a Deus pelo dom e mistério do nosso sacerdócio; convosco e com toda a família dos fiéis, rezo a fim de que jamais faltem na Igreja numerosos e santos sacerdotes.
Confio estes bons votos e orações a Maria, Mãe de Cristo, sumo e eterno Sacerdote.
Concedo-vos a todos a minha Bênção!
Vaticano, 24 de Março de 2005.

JOÃO PAULO II

Nenhum comentário:

Postar um comentário