terça-feira, 31 de março de 2015

A Via Sacra de 2005 no Vaticano

Na noite de 25 de março de 2005, Sexta-feira Santa, foi celebrada a última Via Sacra do pontificado de São João Paulo II. A oração foi presidida pelo Cardeal Camilo Ruini, então Vigário Geral para a Diocese de Roma, no Coliseu.

As meditações da Via Sacra foram preparadas pelo então Cardeal Ratzinger (hoje Papa Emérito Bento XVI), que na época era Decano do Colégio Cardinalício e Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Para ler as meditações, clique aqui.




O Santo Padre acompanhou a celebração de seu quarto, pela televisão, em alguns momentos segurando uma cruz em suas mãos. Foi uma das imagens mais eloquentes de seu pontificado: o Papa, bastante enfermo, unindo seus sofrimentos ao mistério da Cruz de Cristo, como ele mesmo indicou em sua mensagem para a ocasião:

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE JOÃO PAULO II PARA A VIA-SACRA NO COLISEU
Sexta-Feira Santa, 25 de Março de 2005

Caríssimos Irmãos e Irmãs
Estou espiritualmente convosco no Coliseu, um lugar que evoca em mim muitas recordações e emoções, para celebrar o sugestivo rito da Via-Sacra nesta noite de Sexta-Feira Santa.
Uno-me a vós nesta invocação, tão densa de significado: "Adoramus te, Christe, et benedicimus tibi, quia per sanctam crucem tuam redemisti mundum". Sim, adoramos e abençoamos o mistério da cruz do Filho de Deus, porque é precisamente desta morte que brotou uma renovada esperança para a humanidade.
A adoração da Cruz remete-nos a um compromisso, ao qual não nos podemos subtrair: a missão que São Paulo expressava com as palavras "completo na minha carne o que falta às tribulações de Cristo, pelo seu Corpo, que é a Igreja" (Cl 1, 24). Também eu ofereço os meus sofrimentos, a fim de que o desígnio de Deus se realize e a sua palavra se difunda no meio dos povos. Estou também próximo daqueles que, neste momento, se sentem provados pelo sofrimento. Rezo por cada um deles.
Neste dia da memória de Cristo crucificado, juntamente convosco contemplo e adoro a Cruz, enquanto repito as palavras da liturgia: "O crux, ave spes unica!". Ave ó Cruz, única esperança, dá-nos paciência e coragem, e obtém a paz para o mundo!
É com estes sentimentos que vos abençoo, a vós e a quantos participam nesta Via-Sacra através da rádio ou da televisão.
Vaticano, 25 de Março de 2005.

JOÃO PAULO II



"Estou pregado na Cruz com Cristo" (Gl 2,19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário