quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Dom Fernando Guimarães nomeado Arcebispo Ordinário Militar

Na manhã de ontem, 06 de agosto, o Papa Francisco aceitou a renúncia apresentada por Dom Osvino José Both, até então Arcebispo Ordinário Militar do Brasil.

Dom Osvino Both, Arcebispo Ordinário Militar Emérito
Dom Osvino nasceu em 26 de abril de 1938, na cidade de Três Arroios (RS). Foi ordenado presbítero em 1967, para a Diocese de Passo Fundo. Em 1990, o Papa São João Paulo II nomeou-o Bispo Auxiliar de Porto Alegre, recebendo a Ordenação Episcopal em setembro do mesmo ano. Em 1995 foi nomeado Bispo Diocesano de Novo Hamburgo e em 2006 Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, com sede em Brasília.

Ao mesmo tempo, o Papa nomeou Dom Fernando José Monteiro Guimarães, C.Ss.R., até então Bispo de Garanhuns (PE), como novo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil.

Dom Fernando Guimarães
Dom Fernando nasceu em 19 de julho de 1946, em Recife (PE). Foi ordenado sacerdote em 1971, para a Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas). Em Roma, obteve o Doutorado em Teologia Moral e, na Espanha, o Mestrado em Direito Canônico. Em Roma, trabalhou na Congregação para o Clero e no Tribunal do Vicariato de Roma.

Em 2008, o Papa Bento XVI nomeou-o Bispo Diocesano de Garanhuns, recebendo a Ordenação Episcopal em março do mesmo ano. Já como bispo, foi nomeado membro do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica e Consultor da Congregação para as Causas dos Santos.

Dom Fernando sempre foi um bispo zeloso com a Sagrada Liturgia (em ambas as formas do Rito Romano) e grande defensor da fé. Desejamos-lhe um frutuoso apostolado frente ao Ordinariato Militar do Brasil.


Fonte: Santa Sé

Nenhum comentário:

Postar um comentário