quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Congregação para o Culto Divino está vacante

Na manhã de hoje, Sua Santidade o Papa Francisco nomeou o Cardeal Antonio Cañizares Llovera, até então Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, como Arcebispo de Valência (Espanha).

Cardeal Antonio Cañizares Llovera
O Cardeal Cañizares Llovera nasceu em Utiel (Espanha) em 15 de outubro de 1945. Foi ordenado sacerdote em 21 de junho de 1970, justamente para a Arquidiocese de Valência. Sua formação superior foi na área de Catequese na Pontifícia Universidade de Salamanca, onde posteriormente foi professor.

Em 06 de março de 1992, o Papa São João Paulo II o nomeou Bispo de Ávila, recebendo a Ordenação Episcopal em 25 de abril do mesmo ano. Em 1996 foi transferido para a Arquidiocese de Granada e em 2002 para a Arquidiocese de Toledo.

No Consistório de 24 de março de 2006, o Papa Bento XVI o criou Cardeal, confiando-lhe o Título Presbiteral de São Pancrácio.

Em 09 de dezembro de 2008, foi nomeado Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Sob a sua direção a Congregação emitiu o Decreto sobre a menção do nome de São José nas Orações Eucarísticas e, mais recentemente, a Carta Circular sobre o Abraço da Paz.


* * *

Ao mesmo tempo, o Santo Padre aceitou a renúncia do Cardeal Antonio María Rouco Varela ao governo da Arquidiocese de Madri (Espanha), nomeando como novo Arcebispo a Dom Carlos Osoro Sierra, até então Arcebispo de Valência.

O Cardeal Rouco Varela nasceu em Villalba (Espanha) em 24 de agosto de 1936. Foi ordenado sacerdote em 28 de março de 1959, para a Diocese de Mondoñedo-Ferrol.

Em 17 de setembro de 1976, o Papa Paulo VI o nomeou Bispo Titular de Gergis e Auxiliar de Santiago de Compostela, recebendo a Ordenação Episcopal em 31 de outubro do mesmo ano.

Em 1994 o Papa São João Paulo II o promoveu a Arcebispo de Santiago de Compostela e em 1994 o transferiu para a Arquidiocese de Madri. O mesmo Papa o criou Cardeal no Consistório de 21 de fevereiro de 1998, confiando-lhe o Título Presbiteral de São Lourenço in Damaso.

Como Arcebispo de Madri, o Cardeal Rouco Varela organizou a Jornada Mundial da Juventude de 2011, presidida pelo Papa Bento XVI.

Cardeal Rouco Varela na Missa de Abertura da JMJ em Madri

Dom Osoro Sierra nasceu em Castañeda (Espanha) em 16 de maio de 1945. Foi ordenado sacerdote em 29 de julho de 1973, para a Diocese de Santander. Sua formação superior foi na área da Pedagogia.

Em 27 de dezembro de 1996, o Papa São João Paulo II o nomeou Bispo de Orense, recebendo a Ordenação Episcopal em 22 de fevereiro do ano seguinte.

Em 2002, o Papa João Paulo II o transferiu para a Arquidiocese de Oviedo e em 2009 o Papa Bento XVI o transferiu para a Arquidiocese de Valência.

Dom Osoro Sierra, Arcebispo de Madri
* * *

Rezemos pelo Cardeal Cañizares Llovera e por Dom Osoro Sierra, para que sejam pastores segundo o coração de Jesus para os fieis das Arquidioceses de Valência e Madri, respectivamente.
E rezemos ainda mais pelo Santo Padre, para que se deixe guiar pelo Espírito Santo na escolha do novo Prefeito da Congregação para o Culto Divino.

Fonte: Santa Sé

Nenhum comentário:

Postar um comentário