terça-feira, 12 de agosto de 2014

Nota de falecimento: Dom Armando Círio

Com pesar noticiamos o falecimento na noite de ontem, 11 de agosto, de Dom Armando Círio, Arcebispo Emérito de Cascavel (Paraná), aos 98 anos.

Dom Armando Círio
Dom Armando nasceu em 30 de abril de 1916 em Calamandrana (Itália). Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1940, para a Congregação dos Oblatos de São José. Em 1947 veio para o Brasil, exercendo seu ministério nas cidades de Botucatu (SP) e Apucarana (PR).

Em 14 de maio de 1960, o Papa São João XXIII o nomeou primeiro Bispo da recém-criada Diocese de Toledo (PR), recebendo a ordenação episcopal em 28 de agosto do mesmo ano. O ordenante principal foi Dom Armando Lombardi, então Núncio Apostólico no Brasil. Os co-sagrantes foram Dom Geraldo Fernandes Bijos (Bispo de Londrina) e Dom Manuel da Silveira D'Elboux (Arcebispo de Curitiba).

Como Bispo de Toledo, participou da Primeira e da Terceira Sessões do Concílio Ecumênico Vaticano II.

Em 05 de maio de 1978, o Papa Paulo VI o transfere para a igualmente recém-criada Diocese de Cascavel (PR). Esta é elevada a Arquidiocese em 16 de outubro do ano seguinte, sendo Dom Armando confirmado como primeiro Arcebispo pelo Papa São João Paulo II.

Em 27 de dezembro de 1995, teve sua renúncia ao governo da Arquidiocese aceita pelo Papa.


Dom Armando (ao centro) na comemoração dos 50 anos da sede do Seminário São José em Curitiba (março de 2009).
Na mesma foto veem-se o Cardeal Scherer, Dom Moacyr Vitti e o autor deste blog

Ó Deus, que chamastes ao ministério episcopal o vosso servo Bispo Armando, colocando-o entre os sucessores dos Apóstolos, concedei-lhe também associar-se a eles no convívio eterno. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Fonte: Catholic Hierarchy

Nenhum comentário:

Postar um comentário