No dia 05 de janeiro de 2023 a Praça de São Pedro no Vaticano acolheu a Santa Missa Exequial do Papa Emérito Bento XVI, falecido no dia 31 de dezembro, presidida pelo Papa Francisco.
Este, assistido pelos Monsenhores Diego Ravelli e Marco Agostini, presidiu os ritos iniciais e a Liturgia da Palavra, além da Última Encomendação e Despedida ao final da celebração.
A Liturgia Eucarística, por sua vez, foi celebrada pelo Cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício, o qual também aspergiu e incensou o féretro, assistido por Monsenhor Ján Dubina.
Antes da celebração o féretro com o corpo do Papa Emérito foi entronizado na Praça, conduzido por funcionários do Vaticano e acompanhado por seus colaboradores mais próximos, incluindo Dom Georg Gänswein (seu Secretario desde 2003) e Mons. Diego Ravelli, Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias:
Tapeçaria da Ressurreição exposta na porta da Basílica
Entronização
Dom Gänswein e Mons. Ravelli depõem o Evangeliário sobre o féretro
Note-se junto ao caixão o círio pascal
Após a recitação do terço do rosário pelos fiéis, teve início a Celebração Eucarística (Observação: O uso da cor vermelha ao invés do roxo ou preto é um antigo costume da Liturgia Papal, próprio das Exéquias dos Papas e Cardeais):
Ritos iniciais
Ato Penitencial: "Mea culpa..."
Liturgia da Palavras: Alguns dos Bispos concelebrantes
Evangelho
Francisco sustenta a férula que pertencera a Bento XVI
Homilia
Liturgia Eucarística
Note-se, à esquerda da imagem, a presença dos Patriarcas das Igrejas Católicas Orientais (*)
No final da Missa foram celebrados os ritos da Última Encomendação e Despedida (Ultima Commendatio et Valedictio): o Papa Francisco recitou as orações e o Cardeal Re aspergiu e incensou o féretro:
Oração
Aspersão
Incensação
Em seguida, o féretro foi conduzido novamente à Basílica de São Pedro para o sepultamento na Cripta Vaticana (cujas imagens publicaremos na próxima postagem):
Nenhum comentário:
Postar um comentário