São Clemente de Alexandria
Livro sobre a salvação dos ricos
Se
queres ser perfeito
Estas palavras
pertencem ao Evangelho de Marcos, mas exatamente a mesma ideia aparece nos
demais sinóticos onde, com palavras às vezes um tanto diferentes, recolhe-se
idêntica doutrina. E devemos estar plenamente convencidos de que o Salvador
nunca se expressou de forma puramente humana, mas que o seu ensinamento sempre
esteve informado por uma divina e mística sabedoria; de que não devemos escutar
suas palavras carnalmente, mas devemos indagar e aprofundar o sentido nelas
oculto mediante uma adequada investigação e colocando em jogo todo o empenho e
perspicácia de nossa inteligência.
Se queres ser perfeito: Portanto, ainda
não era perfeito, já que não existe nada mais perfeito que o perfeito. Ademais,
aquele se queres expressa de maneira
divina e contundente a livre faculdade de escolha de seu interlocutor.
Efetivamente, no homem - em sua qualidade de ser livre - reside a livre escolha
da vontade; em Deus - em sua qualidade de Senhor e juiz - reside a capacidade
de dar. E dá aos que querem e rezam e com maior empenho se esforçam por
alcançar a própria salvação. Pois Deus não coage - a coação é, de fato, inimiga
de Deus -, mas dá aos que buscam, concede aos que pedem, abre aos que chamam.
Por conseguinte, se queres, se verdadeiramente queres e não te enganas a ti mesmo,
procura o que te falta.
Uma coisa te falta: o que te resta por
fazer e que é bom, mas já à margem da lei, que a lei não o dá, que não se
encaixa dentro da lei, é próprio dos possuidores da verdadeira vida. Em uma
palavra, aquele que tinha cumprido toda a lei desde a infância, e que disse de
si coisas tão grandes e soberbas, com todas elas não pode adquirir essa única
coisa que é exclusiva do Salvador, para arrebatar a vida eterna, cujo desejo
lhe tinha movido a dar aquele passo. Retirou-se triste, oprimido pelas
exigências de uma vida a respeito da qual tinha vindo para suplicar ao Mestre.
Na realidade, não ambicionava de verdade a vida, como parecia deduzir-se de
suas palavras; o que somente buscava era adquirir reputação de boa vontade:
certamente podia se esforçar por fazer muitas coisas, porém era incapaz de
fazer aquela única coisa, aquela obra de salvação que devia guiá-lo para a
perfeição. Para esta obra era fraco e indiferente.
O mesmo que o
Senhor disse para Marta quando, cansada em muitas tarefas, andava inquieta e
nervosa para dar conta do serviço, e censurava de negligente a sua irmã, que,
deixando o serviço, sentada aos pés do Senhor, oferecia a atenção de uma
discípula: Andas inquieta com tantas coisas; Maria escolheu a melhor parte, e não
lhe será tirada; assim também a este (discípulo): manda-lhe que, pondo à parte
toda enervante ocupação, centralize-se em uma só coisa e se sente aos pés da
graça daquele que pessoalmente lhe propõe a vida eterna.
Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 483-484. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.
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