terça-feira, 2 de outubro de 2018

Rezemos pelo Sínodo dos Jovens


De 03 a 28 de outubro de 2018 acontece em Roma a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Somos convidados a unirmo-nos espiritualmente ao Sínodo através de algumas iniciativas de oração, de modo pessoal ou comunitário:

1. A oração do Papa Francisco
No dia 08 de abril de 2017 foi divulgada uma oração do Papa Francisco na intenção do Sínodo. Podemos recitá-la em nossa oração pessoal, nos momentos de oração comunitária e mesmo na Missa, no final da celebração ou como conclusão das Preces:

Oração pelos Jovens
Senhor Jesus, a tua Igreja a caminho do Sínodo dirige o olhar a todos os jovens do mundo. Pedimos-te que, com coragem, assumam a própria vida, olhem para as realidades mais bonitas e mais profundas e conservem sempre um coração livre.
Acompanhados por guias sábios e generosos, ajuda-os a responder à chamada que Tu diriges a cada um deles, para realizar o próprio projeto de vida e alcançar a felicidade. Mantém aberto o seu coração aos grandes sonhos tornando-os atentos ao bem dos irmãos.
Como o Discípulo amado, também eles permaneçam ao pé da Cruz para acolher a tua Mãe, recebendo-a como um dom de ti. Sejam testemunhas da tua Ressurreição e saibam reconhecer-te vivo ao lado deles anunciando com alegria que Tu és o Senhor.
Amém.

Reunião Pré-Sinodal (Março de 2018)

2. Missa por um Sínodo
Nos dias em que são permitidas Missas por diversas necessidades (no Tempo Comum, em todos os dias de semana; nos domingos, com autorização do Bispo) pode-se utilizar o formulário da Missa por um Sínodo (Missal Romano, p. 886-887). É este formulário adotado na Missa de abertura do Sínodo, dia 03 de outubro.
Recomenda-se manter as leituras do dia. Os paramentos podem ser da cor do tempo (verdes) ou brancos (festivos).

Oração do dia:
Ó Deus, que governais e guardais a vossa Igreja, derramai em vossos servos o espírito de inteligência, de verdade e de paz, para que busquem de todo o coração o que vos agrada, e se esforcem por praticá-lo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Ou:
Ó Deus, que velais sobre nós com bondade e nos governais com amor, dai o vosso espírito de sabedoria àqueles a quem confiastes o governo da Igreja, para que levem o vosso povo a um maior conhecimento da verdade, e o torne cada vez mais santo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Oração sobre as oferendas:
Considerai, ó Deus de clemência, as ofertas dos vossos servos e derramai sobre eles a graça da vossa luz, para que compreendam o que é reto aos vossos olhos e cheios de confiança o realizem. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio: do Espírito Santo II (p. 949).
Oração Eucarística: I, II ou III.

Oração depois da Comunhão:
Concedei-nos, ó Deus de misericórdia, que o sacramento agora recebido confirme os vossos servos na verdade e os leve a procurar a vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Sínodo da Família (outubro de 2015)

3. Oração pelos Padres Sinodais
Dentre os 266 Padres Sinodais há cinco representantes do Brasil: um nomeado pelo Papa e quatro eleitos pela CNBB. Há também alguns sacerdotes e jovens brasileiros que participam como consultores. Rezemos especialmente por eles!

Cardeal Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília (DF)
Nomeado pelo Papa como Relator Geral do Sínodo

Dom Vilsom Basso, Bispo de Imperatriz (MA)
Eleito pela CNBB

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, Bispo de Jaboticabal (SP)
Eleito pela CNBB

Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Eleito pela CNBB

Dom Gilson Andrade da Silva, Bispo Auxiliar de Salvador (BA)
Eleito pela CNBB

Acompanhemos as atividades do Sínodo através do site de notícias do Vaticano, Vatican News, e do site Jovens Conectados, ligado à Comissão para a Juventude da CNBB.

Confira também: O Sínodo dos Jovens e a Liturgia

Apoio: Santa Inês Paramentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário