segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Papa Francisco convida à oração do Rosário no mês de outubro

O mês de outubro é conhecido na devoção popular como o “mês do rosário”, uma vez que no dia 07 se celebra a memória de Nossa Senhora do Rosário.

No último sábado, 29 de setembro, a Sala de Imprensa da Santa Sé publicou uma nota informando a todos os fiéis o pedido do Papa Francisco de que rezemos o rosário todos os dias deste mês, acrescentando ao final duas orações na intenção da Igreja, pedindo a intercessão da Virgem Maria e de São Miguel contra o “diabo”, isto é, contra as divisões (diabolo, em grego, significa “aquele que divide”).


A primeira oração, a ser recitada no final do rosário, é uma das mais antigas invocações à Virgem Maria: é a oração “Sub tuum praesidium”:

Texto original em latim:
Sub tuum praesídium confúgimus, sancta Dei Génetrix; nostras deprecatiónes ne despícias in necessitátibus, sed a perículis cunctis líbera nos semper, Virgo gloriósa et benedícta

Tradução:
À vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

A segunda oração é de autoria do Papa Leão XIII, e consiste em uma invocação ao Arcanjo Miguel:

Texto original em latim:
Sancte Míchael Archángele, defénde nos in próelio; contra nequítiam et insídias diáboli esto praesídium. Imperet illi Deus, súpplices deprecámur, tuque, Prínceps milítiae caeléstis, Sátanam aliósque spíritus malígnos, qui ad perditiónem animárum pervagántur in mundo, divína virtúte, in inférnum detrúde. Amen.

Tradução:
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate. Sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Que Deus manifeste sobre ele o seu poder, esta é a nossa humilde súplica. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com o poder que Deus vos conferiu, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.


Embora este pedido do Papa não tenha relação direta com a Liturgia, achamos justo publicá-lo aqui, uma vez que estas orações podem ser feitas antes ou depois de um ato litúrgico. Além disso, a devoção popular, à qual pertencem estas orações, deve estar em sintonia com a Liturgia e dela receber sua força.

Informações: Sala de Imprensa da Santa Sé / Tradução das orações: Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário