quarta-feira, 1 de junho de 2016

A Solenidade do Sagrado Coração no Ano da Misericórdia

Na sexta-feira após o segundo domingo de Pentecostes (neste ano dia 03 de junho), a Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Esta solenidade, que há 160 anos foi instituída pelo Papa Pio IX, recebe especial relevância no contexto do Ano Santo da Misericórdia.

“O coração de Jesus é Cristo, Verbo encarnado e Salvador, intrinsecamente voltado, no Espírito, com infinito amor divino-humano para o Pai e para os homens, seus irmãos. O coração de Jesus, portanto, é a sede da misericórdia do Pai, que abriu os tesouros infinitos do seu amor e da sua indulgência em relação à humanidade” [1]


As orações desta Solenidade, embora não mencionem explicitamente a palavra “misericórdia”, recordam diversas vezes o amor de Deus para conosco, manifestado sobretudo no mistério da Morte de Cristo na Cruz [2]:

“Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, alegrando-nos pela solenidade do Coração do vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor...” (1ª opção de Coleta)

“Ó Deus, que no Coração do vosso Filho, ferido por nossos pecados, nos concedestes infinitos tesouros de amor...” (2ª opção de Coleta)

“Considerai, ó Deus, o indizível amor do Coração do vosso amado Filho...”
(Oração sobre as oferendas)

“Elevado na Cruz, entregou-se por nós com imenso amor...” (Prefácio)

“Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor...”
(Oração após a Comunhão)

Neste Ano C, as leituras também evocam o tema da misericórdia [3], sobretudo o Evangelho: trata-se da parábola da ovelha perdida (Lc 15,3-7), que figura entre as chamadas “parábolas da misericórdia” de Lucas.


Merece destaque aqui esta parábola: nós não apenas somos destinatários da misericórdia de Deus, tal como a ovelha perdida, mas somos chamados a ser sujeitos de misericórdia para com nossos irmãos, como ensina o Papa Francisco [4]: “Enquanto vai em busca da ovelha tresmalhada, ele suscita as outras noventa e nove a fim de que participem na reunificação da grei. Então não apenas a ovelha carregada nos ombros, mas o rebanho inteiro seguirá o pastor até à sua casa para fazer festa com “amigos e vizinhos.

Esta dimensão da caridade/misericórdia para com os irmãos aparece também na Oração após a Comunhão: “sempre voltados para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão”.

Além disso, o Papa Francisco quis associar a esta Solenidade neste ano o Jubileu dos Sacerdotes. O Papa proferirá algumas meditações para os sacerdotes na quinta-feira, dia 02, e celebrará a Santa Missa da solenidade na Praça São Pedro no dia 03.

“É oportuno que, em cada diocese e comunidade, nesta festa, se promovam momentos de oração pelos sacerdotes, primeiros dispensadores da misericórdia divina, mas também usufruidores da indulgência do único Pai” [5].

Vigília no Encerramento do Ano Sacerdotal (2010)
Assim, onde for possível, sobretudo nas catedrais, sugere-se organizar uma vigília de oração ou um momento prolongado de Adoração Eucarística na intenção dos sacerdotes. Onde não for possível, que ao menos se acrescente uma prece pelos sacerdotes na Santa Missa e nas demais orações litúrgicas (celebrações da Palavra, Liturgia das Horas).

Vale a pena também nesta solenidade valorizar as diversas práticas de piedade em honra ao Sagrado Coração de Jesus, que sempre fazem referência à sua misericórdia. Destacam-se a Ladainha do Sagrado Coração e o Ato de Desagravo ao Sagrado Coração, ambos aprovados pela Santa Sé e enriquecidos de indulgências. Tais práticas convêm ser recitadas publicamente neste dia, antes ou após a Missa.

Por fim, neste Ano Santo há a possibilidade de lucrar a indulgência plenária mediante a peregrinação à Porta Santa. Portanto, é muito oportuno, se possível, organizar uma peregrinação a uma Porta Santa nesta Solenidade, considerando que o Coração de Jesus é a porta por excelência para a misericórdia do Pai:

“A entrada é acessível: Cristo é a porta. Abriu-se também para ti quando o lado d’Ele foi aberto pela lança. Lembra-te de que coisa saiu dali; então escolhe por onde tu possas entrar. Do lado do Senhor que pendia da cruz e nela morria saiu sangue e água quando foi aberto pela lança. Na água está a tua purificação, no sangue a tua redenção”[6]


[1] PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO. Celebrar a Misericórdia: Subsídio Litúrgico. São Paulo: Paulus/Paulinas, 2015, p. 20.
[2] MISSAL ROMANO, Tradução portuguesa para o Brasil da 2ª edição típica, p. 382-383.
[3] LECIONÁRIO DOMINICAL A-B-C, Tradução portuguesa para o Brasil da 2ª edição típica, p. 873-876.
[4] PAPA FRANCISCO. Catequese do dia 04 de maio de 2016.
[5] PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO, op. cit., p. 21.
[6] SANTO AGOSTINHO. Comentários aos Salmos. In: Diretório sobre Piedade Popular e Liturgia, n. 168.

Confira também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário