quinta-feira, 7 de abril de 2016

Regina Coeli do Papa: Segunda-feira da Oitava Pascal 2016

Papa Francisco
Regina Coeli
Segunda-feira do Anjo, 28 de março de 2016

Amados irmãos e irmãs!
Nesta Segunda-feira da Páscoa, chamada «Segunda-feira do Anjo», os nossos corações estão ainda repletos da alegria pascal. Depois do Tempo Quaresmal, tempo de penitência e de conversão, que a Igreja viveu com particular intensidade neste Ano Santo da Misericórdia; depois das sugestivas celebrações do Tríduo Santo; detenhamo-nos também hoje diante do túmulo vazio de Jesus, e meditemos com admiração e gratidão o grande mistério da Ressurreição do Senhor.

A vida venceu a morte. A misericórdia e o amor venceram o pecado! Há necessidade de fé e de esperança para se abrir a este novo e maravilhoso horizonte. E nós sabemos que a fé e a esperança são um dom de Deus, e devemos pedi-lo: «Senhor, concede-me a fé, concede-me a esperança! Temos necessidade delas!» Deixemo-nos dominar pelas emoções que ressoam na sequência pascal: «Sim, disto temos a certeza: verdadeiramente Cristo ressuscitou». O Senhor ressuscitou no meio de nós! Esta verdade marcou de maneira indelével a vida dos Apóstolos que, depois da Ressurreição, sentiram de novo a necessidade de seguir o Mestre e, tendo recebido o Espírito Santo, foram sem receio anunciar a todos quanto tinham visto e ouvido com os seus olhos e vivido pessoalmente.

Neste Ano jubilar somos chamados a redescobrir e a acolher com particular intensidade o anúncio confortador da Ressurreição: «Cristo, minha esperança, ressuscitou!». Se Cristo ressuscitou, podemos olhar com olhos e o coração novos para qualquer evento da nossa vida, até para os mais negativos. Os momentos de escuridão, de derrota e até de pecado podem transformar-se e anunciar um caminho novo. Quando tocamos o fundo da nossa miséria e da nossa debilidade, Cristo Ressuscitado dá-nos a força para nos erguermos. Se nos confiarmos a Ele, a sua graça salva-nos! O Senhor Crucificado e Ressuscitado é a revelação plena da misericórdia, presente e ativa na história. Eis a mensagem pascal que ressoa ainda hoje e que ressoará durante todo o Tempo da Páscoa, até ao Pentecostes.

Testemunha silenciosa dos eventos da Paixão e da Ressurreição de Jesus foi Maria. Ela esteve de pé ao lado da cruz: não se resignou diante da dor, mas a sua fé tornou-a forte. No seu coração atormentado de mãe permaneceu sempre acesa a chama da esperança. Peçamos a ela que ajude também a nós a acolher em plenitude o anúncio pascal da Ressurreição, para o encarnar concretamente na nossa vida diária.

A Virgem Maria nos conceda a certeza de fé que cada passo sofrido do nosso caminho, iluminado pela luz da Páscoa, se tornará bênção e alegria para nós e para os outros, sobretudo para quantos sofrem por causa do egoísmo e da indiferença.

Por conseguinte, invoquemo-la com fé e devoção, com o Regina Coeli, a oração que substitui o Ângelus durante todo o Tempo Pascal.

Depois do Ângelus:
Amados irmãos e irmãs!
Desejo que cada um passe na alegria e na serenidade esta Semana na qual se prolonga a alegria da Ressurreição de Cristo. Para viver mais intensamente este período, nos fará bem ler todos os dias um trecho do Evangelho no qual se fala do evento da Ressurreição. Cinco minutos, não mais, pode-se ler um trecho do Evangelho. Recordai-vos disto!

Mosaico do logotipo do Ano da Misericórdia:
O Ressuscitado carrega Adão em seus ombros

Fonte: Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário