No dia 28 de agosto de 2022 o Papa Francisco presidiu sem celebrar a Santa Missa diante da Basílica de Santa Maria de Collemaggio na cidade de L'Aquila (Itália), dando início ao “Perdão Celestino” (Perdonanza Celestiniana) concedido pelo Papa São Celestino V (†1296).
Celestino V era um eremita que foi eleito Papa no ano de 1294. Porém, acabou renunciando poucos meses depois, retornando à vida de oração. Durante seu breve pontificado, promulgou a bula Inter sanctorum solemnia, concedendo uma indulgência aos fiéis que visitassem a Basílica de Santa Maria de Collemaggio entre os dias 28 e 29 de agosto, data e local da sua ordenação episcopal.
Francisco foi o primeiro Papa a presidir o início do Perdão Celestino, que prevê a abertura solene da porta lateral da Basílica, a Porta Santa. Geralmente esse rito é presidido por um Cardeal, enquanto o fechamento da porta é presidido pelo Arcebispo de L'Aquila.
Após o rito, o Papa rezou diante das relíquias de São Celestino V, ornadas com o pálio doado por Bento XV quando este visitou a cidade de L'Aquila após o terremoto que assolou a região em 2009.
O Santo Padre foi assistido pelos Monsenhores Diego Giovanni Ravelli e L'ubomir Welnitz, endossando paramentos inspirados na arquitetura da Basílica e uma nova férula de madeira, com detalhes em metal representando folhas e galhos de videira.
Ritos iniciais
Liturgia da Palavra
Homilia do Santo Padre
Apresentação das oferendas
O Papa acompanha a Liturgia Eucarística (Presidida pelo Arcebispo de L'Aquila, Cardeal Giuseppe Petrocchi)
Procissão final se dirige à Porta Santa ao canto da Ladainha de Todos os Santos
Oração diante da Porta Santa
O Papa bate três vezes na Porta com um bastão de oliveira
Abertura da Porta
Oração silenciosa no limiar
O Papa Francisco ingressa na Basílica
Francisco reza diante das relíquias de São Celestino V
Confira também o vídeo da celebração (a Missa começa em torno aos 40min do vídeo):
Nenhum comentário:
Postar um comentário