quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Papa Francisco nomeia dois Núncios Apostólicos

No dia 26 de fevereiro de 2018 o Papa Francisco nomeou dois oficiais da Cúria Romana como novos Núncios Apostólicos, isto é, embaixadores da Santa Sé:

Monsenhor Alfred Xuereb
Nasceu em Gozo, na ilha de Malta, em 14 de outubro de 1958. Foi ordenado sacerdote em 26 de maio de 1984.
Enviado a Roma para o Mestrado em Teologia, começou a trabalhar na Secretaria da Pontifícia Universidade Lateranense em 1991. Em 1995 iniciou os trabalhos na Secretaria de Estado da Santa Sé, na Seção de Serviços Gerais (Affari Generali) e em 2000 foi transferido para a Prefeitura da Casa Pontifícia.
Em 11 de setembro de 2007 torna-se Segundo Secretário do Papa Bento XVI e, com a renúncia deste, permanece como Secretário do Papa Francisco.
Em 03 de março de 2014 o Papa Francisco o nomeia Secretário Geral da nova Secretaria para a Economia, cargo que ocupa até então.
Foi nomeado Arcebispo titular de Amantea e Núncio Apostólico na Coreia do Sul e Mongólia.

Mons. Xuereb com Bento XVI

Monsenhor José Avelino Bettencourt
Nasceu na ilha de Açores (Portugal), em 23 de maio de 1962. Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1993 para a Arquidiocese de Ottawa (Canadá).
Mestre em Direito Canônico, ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 01 de julho de 1999. Trabalhou na Nunciatura Apostólica da República Democrática do Congo e na Secretaria de Estado da Santa Sé, Seção de Relações com os Estados.
Em 14 de novembro de 2012 foi nomeado Chefe de Protocolo da Secretaria de Estado, responsável, dentre outras coisas, por acompanhar os Chefes de Estado que visitam o Papa.
Foi nomeado Arcebispo titular de Aemona, mas ainda não recebeu um destino como Núncio Apostólico.
[Atualização: Em 01 de março de 2018 Mons. Bettencourt foi designado para a Nunciatura na Armênia. Em 08 de março foi-lhe confiada também a Nunciatura na Geórgia.]

Mons. Bettencourt com o Papa Francisco

Ambos receberão a Ordenação Episcopal do Papa Francisco no próximo dia 19 de março, Solenidade de São José, durante a Santa Missa na Basílica de São Pedro.

Informações: Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé

Nenhum comentário:

Postar um comentário