terça-feira, 9 de maio de 2017

Renúncia do Patriarca Melquita Gregorios III Laham

No último dia 06 de maio o Papa Francisco aceitou a renúncia do Patriarca Gregorios III Laham da Igreja Greco Melquita. Dentre os Patriarcas Católicos Orientais, Gregorios III era o que há mais tempo exercia o ofício (16 anos).


O Patriarca nasceu em Daraya (Síria) em 15 de dezembro de 1933, com o nome de Loutfi Laham. Ingressou na Ordem Basiliana do Santíssimo Salvador, professando seus votos em 20 de janeiro de 1952 e sendo ordenado sacerdote em 15 de fevereiro de 1959.

Em 1975, foi nomeado pelo Sínodo da Igreja Melquita como Vigário Patriarcal para Jerusalém. Em 27 de novembro de 1981 foi ordenado arcebispo pelo então Patriarca Maximos V Hakim. Em 1992 foi promovido a Exarca Patriarcal de Jerusalém.

Em 29 de novembro de 2000 foi eleito pelo Sínodo da Igreja Melquita como novo Patriarca, sucedendo Maximos V Hakim que havia renunciado em novembro. Como Patriarca assume o nome de Gregorios III.


Com sua renúncia, a Igreja Melquita passa a ser governada interinamente pelo Bispo mais velho em tempo de ordenação (no caso, o Arcebispo de Aleppo, Jean-Clément Jeanbart), até que o Sínodo eleja o novo Patriarca.

A Igreja Católica Greco-Melquita, que segue o rito bizantino, possui sua sede em Damasco (Síria), e conta com cerca de 1 milhão e 700 mil fiéis, em diversos países do mundo (inclusive no Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário