sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Homilia: XXX Domingo do Tempo Comum - Ano C

São João Crisóstomo
Sermão II sobre a penitência
Sê humilde e te livrarás dos laços do pecado

Eis aqui enumerado diversos canais de penitência, para tornar-te fácil, mediante a diversidade de caminhos, o acesso à salvação. E qual é, então, este terceiro canal? A humildade. Sê humilde e te livrarás dos laços do pecado. Também aqui a Escritura nos oferece uma demonstração na parábola do fariseu e do publicano. Subiram - diz - ao templo para orar um fariseu e um publicano. O fariseu começou a narrar suas virtudes: Eu - diz - não sou pecador como os outros homens, nem como esse publicano. Miserável e desventurada alma! Condenaste a todo mundo, por que te metes também com teu próximo? Não te bastava condenar todo mundo, mas tens que condenar também o publicano?
E o que fazia o publicano? Adorou com a cabeça profundamente inclinada, e disse: Ó Deus, tem compaixão deste pecador! E, ao mostrar-se humilde, acabou justificado. Assim, ao descer do templo o fariseu tinha perdido a justiça, o publicano a tinha recuperado: as palavras venceram as obras. De fato, o fariseu, apesar das obras, perdeu a justiça; o publicano, porém, alcançou a justiça pela humildade de suas palavras. Embora seja verdade que a sua não era propriamente humildade: a humildade, de fato, se dá quando alguém que é grande se humilha a si mesmo. A atitude do publicano não foi humildade, mas verdade: suas palavras eram verdadeiras, pois ele era pecador.
Porque, existe coisa pior que um publicano? Buscava tirar proveito das desgraças do próximo, aproveitando-se dos suores alheios; e sem o menor respeito pelas aflições dos demais, somente estava atento a aumentar os seus lucros. Era enorme, em consequência, o pecado do publicano. Entretanto, se o publicano, ainda sendo um pecador, ao dar mostras de humildade, alcançou um dom tão grande, quanto mais não o conseguirá aquele que está adornado de virtudes e se comporta com humildade?
Portanto, se confessas os teus pecados e és humilde, ficas justificado. Queres saber quem é verdadeiramente humilde? Observas Paulo, que era verdadeiramente humilde: ele, o mestre universal, pregador espiritual, instrumento escolhido, porto tranquilo que, apesar do seu físico modesto, percorreu o mundo inteiro como se tivesse asas nos pés.
Vede com que humildade e modéstia se define a si mesmo como inexperiente e amante da sabedoria, como indigente e rico. Humilde era quando dizia: Eu sou o menor dos apóstolos e não sou digno de chamar-me apóstolo. Isto é ser verdadeiramente humilde: rebaixar-se em tudo e declarar-se o menor de todos. Pensa em quem era aquele que pronunciava estas palavras: Paulo, cidadão do céu, ainda que revestido do corpo, coluna das igrejas, homem celeste. É tal, de fato, a potência da virtude, que transforma o homem em anjo e faz que a alma, como se estivesse dotada de asas, se eleve ao céu.
Que Paulo nos ensine esta virtude: procuremos ser imitadores desta virtude.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 743-744. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de São Cipriano de Cartago para este domingo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário