Santo Ambrósio
Tratado sobre o Evangelho de São Lucas
“Procuremos
nós também ter isso que ninguém nos pode tirar”
Temos falado da
misericórdia, porém é um fato que não existe uma forma isolada de ser virtuoso.
O exemplo de Marta e Maria mostra-nos a entrega ativa de uma aos afazeres
domésticos, e a atenção religiosa da alma à Palavra de Deus da outra; e nos
ensina que esta segunda atitude, se vai acompanhada da fé, certamente está
acima das próprias obras, conforme o que está escrito: Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.
Procuremos nós
também ter isso que ninguém nos pode tirar, dispondo todos os nossos sentidos,
não distraidamente, mas com atenção, pois que a própria semente da palavra
divina pode ser arrebatada se é meada à beira do caminho. Que tua fome de
sabedoria te faça semelhante a Maria; visto que a sua é uma obra maior e mais
perfeita, e que a ocupação do magistério não te seja obstáculo ao conhecimento
da palavra celestial, nem creias ou penses que aqueles que se dedicam com
entusiasmo à sabedoria são pessoas ociosas; quando precisamente Salomão, o
pacífico, quis tê-la como companheira em sua casa.
Contudo, não é
que se repreenda a Marta por seus bons ofícios, porém Maria é preferida porque
escolheu para si a melhor parte. Jesus tem muitas riquezas e a todos reparte
suas graças: assim a mais sábia escolheu aquilo que reconheceu ser o mais
importante. Por sua parte os Apóstolos não julgaram como melhor deixar seu
dever de pregar a Palavra de Deus para servir às mesas, ainda que as duas sejam
obras de sabedoria; pois Estêvão também estava cheio de sabedoria e foi
escolhido como diácono.
Portanto,
enquanto servidor deve submeter-se aos doutores, e enquanto doutor deve exortar
e animar ao que serve, pois o corpo da Igreja é único, embora existam muitos
membros, e uns necessitam dos outros. O
olho não pode dizer para a mão: não tenho necessidade de ti; nem tampouco a
cabeça aos pés, como também a orelha não negará o que é do corpo; porque
mesmo admitindo que alguns são mais importantes, outros se manifestam mais
necessários.
A sabedoria tem
a sua sede na cabeça, a atividade nas mãos; em verdade, os olhos do sábio estão em sua cabeça, pois o verdadeiro sábio é
aquele em cuja alma está Cristo e cujo olhar interior está sempre dirigido para
o alto. Por isso os olhos do sábio estão
na cabeça e os do néscio em seu calcanhar.
Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp.
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