quinta-feira, 7 de julho de 2016

Ângelus do Papa: Solenidade de São Pedro e São Paulo 2016

Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo
Papa Francisco
Ângelus
Quarta-feira, 29 de junho de 2016

Bom dia, estimados irmãos e irmãs!
Hoje celebramos a Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, louvando a Deus pela sua pregação e pelo seu testemunho. É sobre a fé destes dois Apóstolos que se fundamenta a Igreja de Roma, que desde sempre os venera como padroeiros. No entanto, é toda a Igreja universal que olha para eles com admiração, considerando-os duas colunas e duas grandes luzes que resplandecem não apenas no céu de Roma, mas também no coração dos fiéis do Oriente e do Ocidente.

Na narração da missão dos Apóstolos, o Evangelho diz-nos que Jesus os enviou dois a dois (Mt 10,1; Lc 10,1). Em certo sentido, também Pedro e Paulo, da Terra Santa, foram enviados até Roma para anunciar o Evangelho.

Eram dois homens muito diferentes um do outro: Pedro, um «humilde pescador», e Paulo, «mestre e doutor», como reza a liturgia de hoje. Mas se aqui em Roma nós conhecemos Jesus, e se a fé cristã constitui uma parte viva e fundamental da riqueza espiritual e da cultura deste território, isto deve-se à intrepidez apostólica destes dois filhos do Próximo Oriente. Por amor a Cristo, eles deixaram a sua pátria e, desdenhando as dificuldades da longa viagem e dos riscos e das desconfianças que teriam encontrado, chegaram a Roma. Aqui tornaram-se anunciadores e testemunhas do Evangelho no meio do povo, selando com o martírio a sua missão de fé e de caridade.

Hoje Pedro e Paulo voltam idealmente entre nós, repercorrem as ruas desta Cidade e batem à porta das nossas casas, mas sobretudo dos nossos corações. Querem trazer mais uma vez Jesus, o seu amor misericordioso, a sua consolação e a sua paz. Temos muita necessidade disto! Acolhamos a sua mensagem! Valorizemos o seu testemunho! A fé simples e firme de Pedro, o coração grande e universal de Paulo ajudar-nos-ão a ser cristãos jubilosos, fiéis ao Evangelho e abertos ao encontro com todos.

Durante a Santa Missa na Basílica de São Pedro, hoje de manhã, abençoei os pálios dos Arcebispos Metropolitanos nomeados durante este último ano, provenientes de vários países. Renovo a minha saudação e os meus bons votos, tanto a eles como aos seus familiares e a quantos os acompanharam nesta peregrinação; e encorajo-os a prosseguir com alegria a sua missão ao serviço do Evangelho, em comunhão com a Igreja inteira e de maneira especial com a Sé de Pedro, como expressa exatamente o sinal do Pálio. Nessa mesma celebração recebi com alegria e afeto os Membros da Delegação que veio a Roma em nome do Patriarca Ecumênico, o amado irmão Bartolomeu. Inclusive esta presença constitui um sinal dos laços fraternos que existem entre as nossas Igrejas. Oremos a fim de que se revigorem cada vez mais os vínculos de comunhão e o testemunho conjunto.

À Virgem Maria, Salus Populi Romani, confiemos hoje o mundo inteiro, em particular esta Cidade de Roma, para que possa encontrar sempre nos valores espirituais e morais que a enriquecem, o fundamento da sua vida social e da sua missão na Itália, na Europa e no mundo inteiro.


Fonte: Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário